Dois corredores comerciais que, além de vizinhos, mantêm uma relação familiar. Estas são as galerias Tobias de Macedo e Pinheiro Lima. Localizados na Praça Tiradentes, os espaços integram o cenário urbano de uma das regiões mais tradicionais do Centro e acompanharam as transformações do marco zero da capital.
O vínculo familiar das galerias decorre dos proprietários de seus imóveis, todos herdeiros do empresário Tobias de Macedo. O empreendedor era dono da Macedo & Cia, considerada uma das maiores distribuidoras de alimentos e outros produtos do estado no início do século passado.
Tobias de Macedo
A primeira galeria a abrir seus corredores foi a Tobias de Macedo, ainda no final dos anos 1960, como conta Joceny Dias, sócia da Eximo Expansão Imobiliária, responsável pela administração do espaço. “O IPTU do imóvel é de 1969. Temos plantas deste período que já trazem as lojas e suas metragens”, conta.
Durante seus mais de 40 anos de funcionamento, a galeria mudou pouco, como aponta Zamir Machado, que há 36 anos acompanha o movimento de pessoas pelos corredores. “A clientela também é constante. Tenho fregueses fiéis, da época em que eu ainda era funcionário da loja”, lembra o empresário que há 15 anos passou a ser proprietário da Casa dos Orixás.
As principais alterações no corredor decorreram das obras de reforma realizadas ao longo dos anos, que revitalizaram a iluminação e inseriram os portões às entradas da galeria [que conta com um terceiro acesso no número 31 da travessa de mesmo nome].
Pinheiro Lima
A história da Galeria Pinheiro Lima é mais recente. José Maria Pedrosa Junior, tataraneto de Tobias de Macedo e proprietário da galeria juntamente com a irmã, Yara Cristina Pedrosa, conta que a abertura do corredor ocorreu no início dos anos 1990, resultado das obras de recuperação do prédio após um incêndio no antigo Cine Glória. O cinema funcionava desde os anos 1960 no endereço.
“Na época da instalação do cinema, o prédio recebeu uma ‘meia galeria’, com lojas que funcionavam no espaço anterior às escadas. Nesta época, o imóvel já pertencia a Rosy de Macedo Pinheiro Lima, neta de Tobias”, lembra.
Sobre a abertura do corredor, Pedrosa Junior afirma que a família já tinha interesse em expandir a atuação comercial e dar um melhor uso ao imóvel. Então, aproveitou as obras para abrir a galeria.
Atualmente, a Pinheiro Lima tem 24 lojas em seus 72 metros de corredor, além de um teatro e de uma igreja no pavimento superior, e um estacionamento no subsolo. O aluguel das lojas custa R$ 1,2 mil, em média. Na Tobias de Macedo, são 25 lojas em uma área de cerca de 1,2 mil m² e a locação gira em torno de R$ 25 por m², mais condomínio.
Situação da Praça Tiradentes preocupa os lojistas
Não foram somente as galerias Tobias de Macedo e Pinheiro Lima que viram o cenário da vizinhança se transformar nas últimas décadas. Lojistas antigos, alguns que têm endereço nos corredores comerciais há mais de 30 anos, também acompanharam as mudanças na região e sentem saudades da Praça Tiradentes de outros tempos.
Elayr Gonçalves Pereira, proprietária da Óptica Americana, na Tobias de Macedo, lembra que, quando precisou mudar o endereço da loja – que antes funcionava na Rua XV de Novembro – para a galeria, a praça era o principal ponto de referência no Centro. “Hoje, infelizmente, o Centro acabou. As pessoas têm medo de vir para a região central e para a praça, que se transformou em um cartão postal abandonado”, lamenta.
Os vizinhos da Galeria Pinheiro Lima compartilham desta percepção. Angélica Guibur Santos, que há 15 anos levou com o pai, José da Silva Santos, a Joias Marte para o endereço, diz que o abandono da região espanta os clientes. “A redução no movimento é de cerca de 40%. Antes, o marco zero tinha turismo, era bonito. Hoje, não vemos viaturas circulando e a mendicância é muito grande”, acrescenta Edson Alves Chaves, proprietário da Afiações Emerson, na galeria, e de uma banca de revistas, na Tiradentes.
Serviço
Endereço: Praça Tiradentes, 106 / Trav. Prefeito João Moreira Garcez,101 – Centro
Horário de Funcionamento: das 8h às 20h (2ª a 6ª-feira). Das 8h às 18h, aos sábados. Não abre aos domingos.
Endereço: Praça Tiradentes, 86 / Trav. Tobias de Macedo, 31 / Trav. Prefeito João Moreira Garcez, 81 – Centro
Horário de funcionamento: das 8h às 20h (2ª-feira a sábado). Não abre aos domingos.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Deixe sua opinião