Peça que dura mais de 100 anos e, no mínimo, 50 anos , o ladrilho hidráulico é feito, normalmente, de cimento e recebe uma camada grossa de cimento colorido à base de óxidos de ferro. Há também modelos de cerâmica rústica. A fabricação é artesanal e, por isso mesmo, valorizada. "O ladrilho hidráulico é mais caro que o revestimento cerâmico comum, mas mais barato que alguns modelos de porcelanato, se não de igual valor", explica Fernando Sviech, da Pastilhart, loja de revestimentos de Curitiba.
Com um estilo rústico, o ladrilho hidráulico pode ser usado tanto em espaços externos, como jardins, churrasqueiras e halls , como em ambientes internos (salas, cozinhas, banheiros, etc).
As cores podem variar um pouco de uma peça para outra, justamente por causa da produção artesanal. "São pigmentos feitos a partir da natureza, de materiais como o quartzo e o pó de mármore, por isso, normalmente, variam um pouco de uma peça para outra, às vezes até no mesmo lote", diz André Cunha, diretor da Brasil Imperial, fábrica paulista que vende para todo o país.
Cores e formatos
Entre as medidas mais comuns estão 5 x 5 centímetros, 10 x 10 centímetros e 20 x 20 centímetros para pisos, e 10 x 20 centímetros para faixas de parede. As estampas mais tradicionais são as florais. Desenhos de arabescos e geométricos também estão em alta, entre eles as estampas de cubos e losangos estão entre as mais usadas.
O tempo de entrega varia de 15 a 40 dias nas lojas e fabricantes. Algumas fábricas, como a Brasil Imperial, mantém o registro da encomenda arquivado. "Se depois de um tempo o cliente precisar de peças do mesmo tipo é só encomendar", conta Cunha.
Aplicação
A mesma argamassa industrializada usada para assentar pisos cerâmicos e granito é usada para a aplicação dos ladrilhos hidráulicos. A espessura das peças (que chega a três centímetros) deve ser bem observada. Isso é importante para fazer um contrapiso adequado, que não gere transtornos, como cortes excessivos de portas ou desníveis de um piso para outro (cerâmicas e porcelanatos são mais finos, não chegam a dois centímetros de espessura). As diferenças entre os pisos pode ser compensada com mais ou menos massa colante. "Nesse aspecto, a escolha da mão de obra é fundamental. O indicado é alguém acostumado com a colocação de ladrilhos, principalmente no que diz respeito aos tapetes frios ou mosaicos, que exigem uma combinação e encaixe perfeitos das peças para formar o desenho desejado", diz Adriana Baraldi, dona da G. Baraldi, outra loja de revestimentos. Ela lembra que os ladrilhos são revestimentos de junta seca, ou seja, sem rejunte aparente entre as peças, por isso a importância de um colocador caprichoso. Nesses casos, um projeto bem detalhado e um profissional que saiba "ler" tais projetos são o ideal para um resultado satisfatório. Um bom lugar para conseguir indicações sobre arquitetos e azulejistas com experiência com ladrilhos são as lojas especializadas em revestimentos.
Após a colocação do ladrilho, é indicada a aplicação de um impermeabilizante incolor, chamado de hidrofugante. "Como o ladrilho é uma peça porosa, vai absorver esse produto de proteção, sem que fique qualquer película aparente", lembra Sviech.
A reaplicação do produto varia de acordo com o uso do ambiente. Para residências, a frequência pode ser de cinco anos. "Já em ambientes de alto tráfego, como restaurantes, recomendo dois", ressalta Adriana.
Manutenção
Água e sabão bastam para fazer a limpeza regular do ladrilho hidráulico. "Ácidos de qualquer tipo estão proibidos", frisa Cunha. Uma cera incolor líquida pode ser passada com uma frequência de 20 dias para proteger o piso.
* * * * * * * *
Serviço
Brasil Imperial (11) 3085.1861 ou vendas@br-imperial.com.br.
G. Baraldi Rua Rocha Pombo, 265, loja 2, Juvevê. Fone: (41) 3353-3789.
Pastilhart Av. Manoel Ribas, 3.946, Santa Felicidade. Fone: (41) 3335-8583.