O design brasileiro foi premiado no IDEA Awards 2010, em Portland, Oregon, nos Estados Unidos. Nove produtos de estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro foram agraciados com Ouro, Prata e Bronze, em cinco das 17 categorias do prêmio. A cerimônia aconteceu em 7 de agosto, último dia da Conferência Internacional do Design, organizada pela Sociedade dos Designers Industriais da América (em tradução livre da sigla em inglês IDSA).Para Joice Joppert Leal, coordenadora geral do Prêmio IDEA/Brasil versão licenciada do IDEA Awards e diretora executiva da Associação Objeto Brasil promotora do prêmio brasileiro, junto à Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) , o país teve uma importante participação no evento. "Fomos o segundo mais reconhecido na categoria Ouro, com quatro participantes, ficando atrás apenas dos Estados Unidos", afirma.Premiados
Um dos três brasileiros que conquistou o Bronze no IDEA Awards foi o designer Andre Poppovic, do escritório paulista Oz Design. Ele é coautor da Relax Pack, uma mochila que se transforma em rede com mosquiteiro, premiada na categoria Lazer e Recreação. Desenvolvida para a empresa de brindes de São Paulo Absolutamente Necessaire, é feita de tela, lona de algodão, nylon, cordas de nylon e zíperes, além de possuir quatro bolsos e um espaço para o laptop forrado com espuma de EVA. As cores são vivas e chamativas e Poppovic explica que essa era a ideia de Marko Brajovick, também coautor do projeto. "É um artigo para usar em caminhadas em florestas, por exemplo. Ele acredita que nesse ambiente, mais do que se camuflar, é importante se destacar, como forma de segurança", explica.
A transformação de rede para mochila acontece por meio das dobras corretas, deixando o zíper principal na posição certa. Como as instruções de uso são imprescindíveis, Poppovic, que também é designer gráfico, inovou ao desenhá-las no próprio produto. "Queria deixá-las atrativas, divertidas", diz. As alças são aplicáveis com mosquetões.
A Mesa Demoiselle, com formas arredondadas, feita de bambu, pinus e tampo de vidro, é outro produto que ganhou Bronze, mas na categoria Casa do IDEA Awards. De autoria do curitibano Paulo Roberto Ceschin Foggiato, do escritório catarinense Oré Brasil Mobiliário em Bambu, o projeto demorou cerca de três anos para ser colocado em prática.
Uma das dificuldades foi a aceitação da cor. "Os móveis escuros são uma predominância da decoração. Alguns profissionais têm dificuldade de inserir peças mais claras nos ambientes. Por isso, fizemos opções em freijó e imbuia clara", conta. Além da cor, o tamanho teve de ser adaptado, para maior aceitação no mercado. A linha que comportava, inicialmente, seis lugares, passou a ter mesas para quatro e oito pessoas.
O autor acredita que o prêmio é resultado da apreciação pelos materiais sustentáveis usados, além do aspecto visual. "A linguagem é diferente, mais leve, remete à estrutura da asa de um avião. Daí vem o nome Demoiselle, apelido de um dos aviões criados por Santos Dumont", explica ele.
Os produtos finalistas do IDEA/Brasil foram automaticamente inscritos no IDEA Awards, caso dos nove premiados em Portland. Uma mostra gratuita com todos os finalistas começou no dia 7 de agosto e vai até dia 28 no Conjunto Nacional, que fica na Avenida Paulista, em São Paulo. Segundo Joice, o local foi escolhido para aproximar o design das pessoas. "Queremos divulgar a um grande número de pessoas que passam pela rua a força do design, mostrar como ele é importante para o tripé da sustentabilidade", explica.
Os vencedores da versão brasileira serão revelados apenas no dia 24 deste mês, durante a premiação a ser realizada no auditório do Teatro Shopping Frei Caneca, na capital paulista, mas Joice já adianta que, dos 80 escolhidos, 11 são paranaenses. "Um deles será Ouro, dois serão Prata e oito, Bronze", conta.
Briga de Pochmann e servidores arranha imagem do IBGE e amplia desgaste do governo
Babás, pedreiros, jardineiros sem visto: qual o perfil dos brasileiros deportados dos EUA
Crise dos deportados: Lula evita afronta a Trump; ouça o podcast
Serviço de Uber e 99 evidencia “gap” do transporte público em grandes metrópoles
Deixe sua opinião