O diretor de qualidade do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), Alfredo Carlos Lobo, foi chamado pela Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados para participar de uma audiência pública sobre a polêmica gerada pela nova padronização de plugues e tomadas. As mudanças começam a vigorar a partir de agosto deste ano.
Durante a audiência, o diretor terá que esclarecer o impacto das medidas para o consumidor e a obrigatoriedade do novo padrão, com proibição e multa para quem utilizar o antigo. Também serão discutidas soluções para pequenas e microempresas, que terão de se adaptar à nova lei até o fim do prazo estabelecido pelo Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro) em 2010.
As regras elaboradas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), substitui os vários tipos de plugues e tomadas utilizados atualmente por dois padrões básicos: o bipolar (dois pinos, sigla 2P) e o bipolar com contato de aterramento (três pinos, sigla 2P + T). De acordo com ABNT, só serão válidos os plugues com dois e três pinos arredondados.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais