O segmento de arquitetura e decoração se mobiliza na construção da capela do Hospital Erasto Gaertner, hoje improvisada debaixo de uma escada. A campanha para arrecadação de recursos acaba de ser lançada pela Associação Ponto de Apoio, que reúne 33 lojas do setor.

CARREGANDO :)

Orçado em R$ 300 mil, a construção, de 92 metros quadrados, terá início em fevereiro de 2007 e levará seis meses para ser concluída. Para representar a campanha, a Ponto de Apoio lançou também um símbolo – um tijolo em miniatura – que passa a ser vendido nas lojas associadas à entidade, por R$ 10. O dinheiro arrecadado com as vendas contribuirá para o financiamento da obra.

A campanha tem apoio do Instituto RPC (Rede Paranaense de Comunicação), de empresas e entidades não-governamentais.

Publicidade

Criado pelo arquiteto Jayme Bernardo, a idéia do projeto surgiu durante uma visita feita ao hospital. "No dia estava sendo realizada uma missa. O que nos chamou a atenção foi o fato de ser celebrada debaixo de uma escada, em um espaço mínimo onde cabiam, no máximo, dez pessoas", conta o arquiteto. Meses depois, a associação apresentou o projeto da capela à diretoria do hospital.

Reconhecido como um dos centros de excelência no combate ao câncer, o grande volume de atendimentos gerou a necessidade de aumentar o número de consultórios e leitos, fazendo com que os espaços que poderiam abrigar a capela fossem tomados. "Como não havia espaço físico no hospital, resolvemos criar o santuário na área externa", explica o superintendente do hospital, Luiz Negrão Dias.

A idéia foi desenvolvida até chegar ao conceito de uma capela subterrânea, em formato de cúpula, com um jardim circular e um espelho d’água logo acima, na superfície. "Procurei criar um espaço que transmitisse paz, com a utilização de matérias-primas naturais, como pedra bruta, madeira, água e vegetação", explica Jayme Bernardo.

Serviço: informações e doações pelo fone (41) 3018-9720.