Abolir os tapetes grossos e as cores fortes nas paredes são dicas simples que deixam os ambientes mais frescos no verão. Quem vai comprar ou construir não deve esquecer de observar a posição do imóvel em relação ao sol.
De acordo com o arquiteto Frederico Carstens, da Realiza Arquitetura, se a casa estiver direcionada para o sul, a incidência do sol não será direta. "Neste caso, não é necessário criar barreiras para se proteger." Mas para o imóvel que possui vista para o leste ou oeste, é indicada a utilização de brises verticais, uma espécie de persiana colocada no lado de fora da janela, que pode ser de metal, madeira, plástico ou PVC. "É importante que elas sejam móveis para regular conforme a incidência do sol."
Já as casas voltadas para o norte pedem brises horizontais que bloqueiam o sol do meio-dia. Carstens diz que outra solução são as pérgulas e marquises. O arquiteto Eduardo Mourão acrescenta que a casa de praia exige projetos com amplas portas, janelas e varandas.
Outra alternativa para o isolamento térmico é a utilização de paredes com alvenaria dupla. Se não for possível, explica Carstens, existem materiais, como uma espécie de isopor ou de uma massa, que podem ser usados entre os tijolos e aumentam a resistência térmica.
As janelas, portas e telhas também pedem materiais especiais. O indicado para as janelas e portas, de acordo com Mourão, é o PVC, que é leve, não tem problemas com corrosão e é de fácil manutenção. Quanto às telhas, ele recomenda as de barro ou as chamadas shingle, que não captam tanto o calor.
Já quem pensa em instalar um sistema de ar-condicionado futuramente, deve prevê-lo no projeto. Carstens diz que é importante pensar na altura do forro, para não ter de deixar fios aparentes posteriormente, e fazer toda a previsão elétrica para o sistema.
Serviço: Frederico Carstens (41) 3242-0052. Eduardo Mourão (41) 3342-2523. Zetaflex 0800-016-6000.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia