Quem procurou imóvel comercial para alugar em Curitiba durante o mês de junho deu preferência às casas. É isso o que mostra o último levantamento do Instituto de Pesquisa Paranaense do Mercado Imobiliário e Condominial (Inpespar), entidade ligada ao Sindicato da Habitação e Condomínios (Secovi) do Paraná. Neste mês, o índice de velocidade de locação das casas comerciais foi de 12,7%, número bem superior aos apresentados por conjuntos (8,8%) e lojas (8,2%) no mesmo período.
O vice-presidente de locação e administração de imóveis do Secovi-PR, Luiz Alfredo Dornfeld, aponta uma série de fatores para o bom desempenho apresentado pelas casas comerciais, entre eles a facilidade de ter estacionamento na rua ou no próprio imóvel, a localização em bairros mais tranqüilos e a ausência de condomínio.
Ele indica outra vantagem: mais espaço para negócios de médio porte. "Algumas empresas não cabem em um conjunto comercial, principalmente aquelas em que a clientela precisa ter acesso", diz. "Com mais de 10 funcionários, fica difícil de se instalar em um prédio."
Por isso, Dornfeld julga que é natural a grande demanda por casas, principalmente as mais antigas. "Elas têm uma procura enorme", garante. O executivo considera que as vias de tráfego intenso, como as estruturais da cidade citando como exemplo as avenidas Sete de Setembro, Visconde de Guarapuava, Getúlio Vargas e Silva Jardim são as mais adequadas para a migração do perfil de residencial para comercial. "São lugares onde não dá mais para morar em uma casa."
Benefícios
Segundo o presidente do Inpespar, Luiz Valdir Nardelli, deve-se levar em conta também os benefícios que uma casa bem estruturada propicia. "Inclusive hoje, as pessoas procuram por uma casa antiga para reformar e decorar conforme o tipo de negócio pretendido", analisa.
Além disso, o executivo vê a visibilidade como um fator importante para explicar a preferência por este tipo de imóvel. "A casa possui destaque maior que uma sala em edifício, pois esta fica escondida, enquanto que a casa fica visível aos olhos da população e, conseqüentemente, atrai mais vantagens para os negócios do empresário", ressalta.