![Cerca elétrica |](https://media.gazetadopovo.com.br/2010/07/077c3587aea41b58ebc89b3d00a8972b-gpLarge.jpg)
Atrás da minha residência tem uma empresa que colocou cerca elétrica, porém o meu muro tem 1,5 metro de altura e os fios ficam na altura do meu rosto. Gostaria de saber se está dentro da lei. Do lado deles tem uns 2 metros de muro. Minha preocupação são meus dois filhos." Solange.
O Decreto nº 1.255/05, que regulamenta a Lei nº 11.035/04, a qual dispõe sobre a instalação de cercas energizadas destinadas à proteção de perímetros em Curitiba, determina no Artigo 1 que a instalação de cerca energizada na cidade deve obter licença na Comissão de Segurança de Edificações e Imóveis (Cosedi), da Secretaria Municipal de Urbanismo (SMU).
O parágrafo VII do Artigo 4, descreve a altura da fiação, que não deverá ser inferior a 2,20 metros do solo, externo ao imóvel onde está sendo instalada a cerca. Assim, prezada leitora, a cerca mencionada está fora das normas da Prefeitura de Curitiba.
Friso que a instalação de cerca elétrica em Curitiba deve ser executada por profissional habilitado no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paraná (Crea-PR), o qual atenderá a legislação tanto do município quanto do próprio Conselho.
Fonte: Antonio Carlos Dequech José, engenheiro eletricista da Câmara Especial de Engenharia Elétrica do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paraná (Crea-PR).
* * * * *
Entre em contato
Se você tem dúvidas sobre o setor, mande um e-mail para imoveis@gazetadopovo.com.br ou escreva para "Tire suas dúvidas" do Caderno Imóveis, Rua Pedro Ivo, 459 Centro Curitiba-PR, CEP 80.010-020.
E se Trump sobretaxar o Brasil? Entenda os impactos sobre nossa economia
Decretos, deportações e atrito com governo Lula: a primeira semana movimentada de Trump
O Pé-de-Meia e a burla do governo ao orçamento
De presidenciável a aliada de Lula: a situação dos governadores do PSDB em meio à fusão da sigla
Deixe sua opinião