Em outros tempos, a proposta de um engenheiro e dois arquitetos argentinos de cobrir todos os telhados de Buenos Aires com vegetação poderia parecer loucura. Hoje, porém, a idéia soa genial, tanto que ganhou o reconhecimento de um dos prêmios mais importantes do setor da construção no mundo, o Holcim awards.
A julgar pelas propostas apresentadas ao Holcim Awards 2005, o futuro da construção civil ambientalmente correta está longe de soluções mirabolantes e que exigem tecnologia futurista. Os três primeiros colocados na etapa latino-americana do prêmio criado pela Holcim Foundation para incentivar projetos que reduzam o impacto ambiental da ocupação do solo priorizam métodos quase "caseiros" para resolver os problemas que afligem grandes cidades do continente.
Esse é o caso do trabalho dos arquitetos Hugo Gilardi e Raul Halac, que assinam o projeto vencedor com o engenheiro Juan Cristobal Rautenstrauch. Ambicioso, "Cubiertas verdes para Buenos Aires", prevê a implantação de jardins nos telhados de todas as edificações da capital argentina, criando uma cobertura verde para a cidade.
O júri comprou a idéia, acreditando que os jardins suspensos podem trazer a melhoria substancial na eficiência energética das casas graças ao isolamento térmico da vegatação. A retenção de água pelas plantas também ajudaria a diminuir as inundações urbanas.
Os outros premiados da América Latina são os projetos de uma escola que reduz sensivelmente o consumo de energia, no Rio de Janeiro, e de revitalização de uma favela de Caracas, na Venezuela.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano