Calendário
Quatro feiras de móveis e decoração devem ocorrer em Curitiba nos próximos 12 meses. Confira abaixo nomes, datas e locais.
- Home Fair 14 a 18 de março e 01 a 05 de agosto, no Park Cultural do Park Shopping Barigui;
- DecoreCom 09 a 13 de maio, no Expo Unimed, e 14 a 23 de setembro, no Expo Barigui (o antigo pavilhão de exposições do Parque Barigui, que está sendo remodelado);
- Decor Móveis 19 a 28 de outubro, no Marumby Expo Center;
- Móvel A 23 a 31 de março de 2013, no Expo Barigui.
Encontrar novos consumidores e atingir um público amplo em poucos dias. Esse é o objetivo das empresas que se dispõem a montar estandes nas feiras do setor de móveis e decoração. Nesses espaços, o fluxo de pessoas é maior do que nas lojas e quem vai até lá está mais inclinado a comprar, de acordo com empresários do segmento.
"Participar de uma grande feira do setor, que teve um trabalho de publicidade acertado, pode significar que em cinco dias atingimos um público equivalente ao que passaria por uma loja em seis meses", calcula Thiago Florenzano, diretor comercial da House In, que comercializa móveis, utilidades para casa e objetos de decoração. Ele argumenta ainda que a prospecção de clientes, nesses espaços, tende a funcionar de forma mais efetiva e que quase 10% dos clientes que iniciam uma conversa no stand fecham negócio ali mesmo.
Nove feiras
A União Brasileira dos Promotores de Feiras (Ubrafe) espera a realização de nove grandes feiras do setor de móveis, decoração e utilidades domésticas em 2012, que devem ocorrer em Curitiba, São Paulo (SP) e Mirassol (SP). A estimativa do órgão é que essas nove feiras vão atrair mais de 410 mil profissionais da área e cerca de 1.810 expositores, de pequenas a grandes empresas.
Os lojistas enxergam nas feiras a oportunidade de negócio. "É de praxe fazer feira e nós participamos desse tipo de evento pelo menos duas vezes por ano, há 23 anos. A feira é uma das melhores maneiras de chegar até o cliente", avalia Cibele Bonora, arquiteta da Lavick. Para ela, esta é uma das melhores maneiras de contato com o cliente. Cibele comenta que estar presente nos eventos traz bom retorno dos clientes. "Estar nas feiras também gera indicações e clientes futuros. Às vezes, alguém que esteve em uma feira indica a loja para um conhecido ou amigo", aponta.
Rafael Boscardin, sócio-proprietário da Scarbodini Estofados, comenta que, em média, 80% da previsão de negócios para feiras são alcançados. "Nós alinhamos nossa oferta ao público e características de cada feira e chegamos aos consumidores que almejamos", diz.
Números
As estratégias para venda adotadas por industriais e lojistas do mercado de móveis parece funcionar. De acordo com dados da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), entre janeiro e dezembro de 2011, houve alta de 16,6% nas vendas do setor e os valores das mesmas cresceram 13,1%.
Mudança no mercado
A Diretriz, empresa promotora das feiras Lar e Decoração e Mobiliar que aconteciam há 28 e 14 anos, respectivamente mudou a estratégia no setor. Neste ano, não produzirá feiras para este setor. No entanto, em 2013, vão lançar a Móvel A, que tem como objetivo apresentar espaço para o fabricante de móveis. O público desta feira serão profissionais das áreas de decoração e arquitetura, que compram em maior quantidade. "As outras feiras que organizávamos eram destinadas ao varejo e ao consumidor final. Mas havia espaço para algo maior e mais seletivo", comenta o presidente da Diretriz, Carlos Jung.
Home Fair abre hoje para o público
A Home Fair acontece no Park Cultural do Park Shopping Barigui e terá edições em março de hoje a domingo e em agosto. O organizador da feira, Claudinei Ribeiro, conta que a iniciativa será repetida por conta do sucesso da primeira edição. "Oferecemos um padrão de qualidade único e fazemos a seleção minuciosa das empresas que vão expor seus produtos", explicNa primeira edição da feira, mais de 6 mil pessoas passaram pelo pavilhão e foram negociados cerca de R$ 6 milhões. Neste ano, a expectativa do organizador é atingir um público superior a 8 mil pessoas e a cifra movimentada aumentar cerca de 30%.
Os fatores para o sucesso da feira, além dos expositores, são a mídia e o local onde serão montados os estandes. "O lugar é agradável porque está dentro de um shopping", defende Ribeiro. Ele conta também que entre a primeira e a segunda edição o valor investido em propaganda dobrou.
Para garantir o sucesso do estande, o organizador da Home Fair comenta que as lojas investem em assessoria para os clientes. "Grande parte das empresas oferece serviço de consultoria e quer cativar o cliente, para que ele não se arrependa da compra", afirma.
Governistas querem agora regular as bets após ignorar riscos na ânsia de arrecadar
Como surgiram as “novas” preocupações com as bets no Brasil; ouça o podcast
X bloqueado deixa cristãos sem alternativa contra viés woke nas redes
Cobrança de multa por uso do X pode incluir bloqueio de conta bancária e penhora de bens