Saber os bairros de preferência do consumidor e o público disposto a comprar não são mais garantia de sucesso de um novo empreendimento. O planejamento de vendas deve começar antes mesmo do projeto do edifício e englobar todos os profissionais envolvidos na obra tendências de mercado que estão sendo trazidas para Curitiba por centros especializados de São Paulo e Porto Alegre.
Para a diretora da Galvão Nuna, Adriana Samaan, o planejamento deve ouvir engenheiro, arquiteto, publicitários, decoradores e até o paisagista. "O produto tem de estar redondinho para ser lançado. Em um mercado concorrido como o nosso, qualquer erro de avaliação pode comprometer as vendas", completa.
Adriana diz ainda que imobiliária e construtora devem sempre pensar no perfil do consumidor. "Hoje 49% das pessoas que vivem em Curitiba são de de outras cidades e estados", afirma Adriana. Segundo a diretora da Galvão Nuna, a linguagem de propaganda e de vendas deve ser diferente para cada público. "Será que o solteiro quer espaço, conforto? Nós temos de ouví-lo antes de lançar um edifício de lofts, por exemplo", completa. Pesquisa que ainda é recente em Curitiba. No caso do público de solteiros, que cresce a cada ano, Adriana ressalta que opções de fitness, como academia, pista de cooper e massagista, e um design arrojado, são os principais atrativos.
Exemplos que estão presentes em um dos cases de maior sucesso no país: o Terra Matter, condomínio de 140 casas em Porto Alegre. Todas foram vendidas em apenas dois dias de lançamento.
Diferencial
As casas têm valores entre R$ 395 mil até R$ 558 mil. A localização é um dos diferenciais. Uma região um pouco afastada do centro, mas próxima à universidade, colégio e centro comercial. Outra novidade é a área de lazer: fitness, lan house, loja de conveniência, salões de festas, cinemateca, serviço de hotelaria e piscinas um clube de entretenimento para os moradores.
"Como planejar" foi um dos assuntos de uma das reuniões do Sinduscon-PR nesse mês.
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