Quem realiza a conquista do imóvel dos seus sonhos tem motivos de sobra pra comemorar. É o que estão fazendo neste final de ano o analista de marketing Bernardo Cruz, 29, e sua esposa. Casados há um ano, os dois estão prestes a cumprir um projeto baseado num planejamento familiar. Há pouco mais de uma semana eles compraram um terreno para concretizar uma antiga aspiração: uma casa num condomínio fechado. "Pretendemos começar a obra em abril ou maio do ano que vem. Foi um presente nosso para nós mesmos, em comemoração ao nosso primeiro ano de casamento", destaca Cruz.

CARREGANDO :)

Atualmente morando em um apartamento, o casal vai se mudar em busca de um lugar seguro como um prédio, mas que também proporcione liberdade. "Esses dois fatores foram determinantes para a escolha do imóvel. Daí a nossa opção por um terreno em um condomínio fechado."

Alguns ainda têm o privilégio de ganhar um imóvel sem muito esforço. Segundo Marcos Machado, diretor da Futurama Imóveis, é até relativamente comum algumas pessoas receberem uma casa de presente. Quando um jovem do interior passa no vestibular em Curitiba é um desses casos, observa Machado. "Para ajudar esse estudante, muitas vezes seus pais dão de presente um apartamento por aqui", explica o executivo.

Publicidade

O diretor da Futurama aponta também casos de pessoas que, com uma certa idade, passam ainda em vida seus bens para os filhos, para evitar problemas de herança. Mas não são os casos mais recorrentes. "O mais comum, ainda, é quando os pais de uma noiva ou de um noivo oferecerem um imóvel como presente de casamento", ressalta. Para ele, o presente sempre é comemorado, pois quem ganha tem uma tranqüilidade e tanto. Contudo, faz uma ressalva. "O problema é que às vezes as pessoas não dão o merecido valor ao que ganham." (FM)