Em pouco mais de cinco quadras, a Rua Presidente Faria, no centro de Curitiba, faz a ligação entre a Travessa da Lapa e a Rua Heitor Stockler de França, no início do Centro Cívico. Marcada por imóveis antigos, a via guarda o charme de ser uma das mais tradicionais pela sua boa localização e qualidade de seu imóveis.
Para Augusto Lieber, corretor e proprietário da Imobiliária Elite que administra imóveis na região , embora localizada perto de pontos de forte comércio, como a Rua XV, a via não abriu mão dos endereços residenciais. "Ela está muito bem situada mas, ao contrário de algumas ruas do centro, ainda mantém boa parte dos edifícios e casas exclusivas para moradia que tinha no passado", afirma. Para o profissional, o principal motivo é o padrão dos imóveis. "São antigos, porém espaçosos, confortáveis e feitos com a mais alta sofisticação da época, o que os torna ainda muito seguros para morar. Além disso, é próximo a tudo do que se precisa", explica.
Segundo Lieber, o local atrai muitos novos moradores. "Existe bastante renovação. Com o crescimento dos filhos, algumas famílias tendem a se mudar para outros locais, em geral menores. Isso faz surgir uma boa oferta de imóveis na região, que é logo preenchida, pois ela tem muitos vantagens", diz. No quesito comercial, a via apresenta abundante comércio de rua em suas duas primeiras quadras entre a Marechal Deodoro e a Alfredo Bufren e empresas prestadoras de serviço, no resto de sua extensão. "Por estar no miolo central, o comércio é sempre forte. Muitos empresários se interessam pelo local, pois é certeza de sucesso", garante o profissional.
Devido às diferentes idades e padrões de construção, o corretor explica que o preço médio dos imóveis da Presidente Faria é de difícil definição. "Depende de uma avaliação individual de condições, tipo, padrão e localização", conta. No entanto, dados da LS Castro Corretora de Imóveis empresa que também atua na região apontam que o preço do metro quadrado para a venda não sai por menos de R$ 400. Valor que, de acordo com a imobiliária, é semelhante ao aplicado na maioria de suas paralelas e transversais.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”