Ler um livro ou escutar sua música predileta pode se tornar uma tarefa árdua se o seu imóvel é suscetível ao ruído que vem da rua ou dos vizinhos. Mas não se desespere: existem maneiras de amenizar esse problema. A maioria delas tem de ser prevista durante a construção ou dependem de uma reforma, mas até a decoração do cômodo pode contribuir para o conforto acústico.
Entre os produtos indicados para fugir do ruído, a arquiteta Rose Guazzi recomenda o vidro duplo. "Esse tipo de vidro possui retenção de aproximadamente 95% do barulho. Casos em que a parede toda é feita em vidro duplo, o isolamento chega a 100%", explica.
Para preparar forros e paredes contra o barulho, a arquiteta conta que há vários materiais que podem ser utilizados. "Lã de vidro, cortiça, drywall ou até um bolsão de ar em uma parede dupla pode tornar o ambiente mais confortável para os moradores", diz. O mercado também disponibiliza pisos laminados que são instalados com uma espécie de tapete embaixo, o que ameniza ruídos.
Para evitar a reforma, uma das saídas é apostar em uma decoração com tecidos grossos. "Cortinas mais grossas, tapetes e revestimento de paredes com tecidos são opções de fácil manutenção, com custo reduzido e sem muita sujeira", afirma Rose.
Deixe sua opinião