Transformar em compromisso profissional a preocupação com o acesso universal aos espaços, mobiliários e equipamento urbanos. Esta é a proposta do seminário "Acessibilidade: responsabilidade profissional", que será realizado pelo Crea-PR no dia 9 de agosto. A intenção do evento é sensibilizar os profissionais da engenharia e arquitetura para que insiram dispositivos de acessibilidade em seus trabalhos, minimizando problemas e assegurando conforto, proteção e segurança.
"Neste ano em que vivenciamos a Campanha da Fraternidade dedicada às pessoas com deficiência, seria esta uma atitude em respeito a todas elas", diz o presidente do Crea-PR, Álvaro J. Cabrini Jr. Para ele, todas as pessoas, principalmente aquelas com algum tipo de deficiência ou com mobilidade reduzida, têm direito irrestrito à acessibilidade.
E é aí que fica evidente a importância da atuação dos profissionais, por meio da inclusão de dispositivos de acessibilidade nos projetos e obras, seja nas edificações, nos banheiros e vestiários, nos acessos e estacionamentos, na comunicação e na sinalização. "Aqueles que elaboram seus projetos sem pensar na acessibilidade estão ferindo o código profissional", diz o arquiteto Ricardo Tempel Mesquita.
Serviço: Seminário "Acessibilidade: responsabilidade profissional". Auditório Azul - Setor de Ciências da Saúde da UFPR, Av. Prefeito Lothario Meissner, 632, Jd. Botânico, Curitiba. Inscrições pelo site www.crea-pr.org.br e informações pelos telefones 0800-41-0067 e (41) 3350-6925.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais