Carlos Andrade e Edson Esquinazi discutem estratégias da Rede Paraná Imóveis| Foto: Antonio More/Gazeta do Povo

Pioneirismo

Rede Imóveis iniciou o modelo em Curitiba

A Rede Paraná Imóveis não é a única a atuar no sistema de compartilhamento de carteiras. Pioneira no Brasil nesse formato de negócio, a Rede Imóveis teve início há 20 anos, em Curitiba, inspirada em modelos similares em países como os Estados Unidos e a Argentina.

Nascido da união de empresários que se reuniam em eventos promovidos pelas entidades de classe, como o Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Paraná e o Sindicato da Habitação e Condomínios do Paraná, o grupo conta com 13 imobiliárias associadas. A carteira da Rede Imóveis tem mais de 4 mil imóveis, disponibilizados em 23 pontos de atendimento em Curitiba.

CARREGANDO :)

O desejo de unir forças e crescer em conjunto motivou a união de um grupo de imobiliárias e resultou na criação da Rede Paraná Imóveis. Completando dez anos em 2014, a rede contabiliza a atuação do grupo no mercado de Curitiba, Região Metropolitana e Lito­­ral. O saldo é positivo. As 17 empresas que integram a rede compartilham suas carteiras, ampliando a oferta de imóveis e as possibilidades de negócios, o que é bom para clientes e corretores.

Edson Luis Esquinazi, presidente da Rede, afirma que agilidade, segurança e transparência são os pilares da associação. Em grupo, os empresários buscam constante aperfeiçoamento dos serviços.

Publicidade

Oficialmente, a rede imobiliária existe há uma década, mas o relacionamento entre os associados é mais antigo. Carlos Andrade, atualmente na diretoria, foi o primeiro presidente da Rede Paraná Imóveis. Ele conta que antes de a associação ser fundada, seus integrantes se reuniam informalmente para realizar negócios em conjunto.

"A formalização nasceu da necessidade de fortalecer a ligação entre as empresas para crescer juntos e aprimorar nossos serviços. Deixamos de ser concorrentes e nos tornamos parceiros", avalia Esquinazi.

Mix de produtos

A Rede Paraná Imóveis atua no sistema de carteira mista, com locação e venda de imóveis novos, usados e de lançamentos em áreas urbanas, rurais e industriais. As casas, sobrados, apartamentos e terrenos somam cerca de 2,5 mil imóveis à disposição dos clientes, que têm acesso a eles por qualquer uma das 17 imobiliárias associadas.

"As associadas têm todas as informações sobre os imóveis das demais, o que amplifica o leque de ofertas e facilita as negociações", explica Carlos Andrade.

Publicidade

A Rede Paraná Imóveis é composta pelas empresas Casa­grande, Construa Assesso­ria Imobiliária, Dimensão, Fadazan, Andrade, Casteval Construção e Incorporação, Venturi Consultoria Imobi­liária, Imobiliária X, Invebras, Josué Souza, LR7, M.F. França Assessoria Imobiliária, Mota Empreendimentos Imobi­liá­rios, OutraSul, Paulo Celles, Roma e M@M Imóveis.

Além das comissões permanentes que tratam de temas como ética e expansão, o grupo realiza reuniões e treinamentos periódicos, que envolvem desde os gestores até os profissionais que atuam no atendimento ao cliente. "Nossos 180 corretores se reúnem mensalmente para discutir o mercado e atualizarem-se sobre questões documentais", conta Carlos Andrade.

A preocupação com a documentação, a atuação dentro do que determinam as normas do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis do Paraná e a exclusividade na oferta dos imóveis são outros aspectos que recebem atenção.