Um espaço novo começa a ganhar lugar nos prédios de alto padrão de Curitiba. Trata-se do vestiário para os empregados dos moradores, como faxineiras, diaristas, cozinheiras e passadeiras, que passam a ter um espaço para trocar de roupa e guardar seus pertences. Reflexo dos tempos modernos: antes, estes profissionais dormiam no trabalho e tinham uma área dentro do apartamento dos patrões.

CARREGANDO :)

No Edifício Arbos, por exemplo, último lançamento da Construtora Monarca, o vestiário é compartilhado e fica no subsolo, na área comum do condomínio. São dois módulos de banheiro com chuveiro e vaso sanitário mais um espaço para instalação de armários individuais com chaves por apartamento, no mesmo modelo dos vestiários das academias de ginástica.

Os funcionários do condomínio – porteiro, jardineiro e equipe de limpeza – têm outro vestiário específico para eles. O diretor da construtora, Seme Raad Filho, afirma que a principal preocupação por trás desta nova estrutura é otimizar a ocupação do espaço disponível. "A idéia é aproveitar de outra forma um espaço a mais na área privativa do apartamento", diz.

Publicidade

Normalmente, explica Raad Filho, o banheiro de empregados fica na área de serviço do próprio apartamento, utilizando uma área que pode servir para outro tipo de uso. "Como uma despensa ou adega", exemplifica o executivo. Segundo ele, esta é uma tendência que deve se consolidar principalmente no segmento de apartamentos de alto padrão mais "compactos", ou seja, sem a abundância de metros quadrados que usualmente se associa a este tipo de imóvel. "Isso garante mais conforto não só para os empregados, mas para os próprios moradores, que têm, além de mais uma área no apartamento, mais privacidade", diz.

Raad afirma que o diferencial está sendo bem recebido pelo público, tanto que já está sendo planejado para os próximos empreendimentos do mesmo padrão. "Não basta mais investir apenas nas áreas sociais e no próprio apartamento", diz. "É preciso pensar na qualidade de vida de todos aqueles que fazem parte do dia a dia do condomínio."