Uma casa grande e aconchegante, com visual de férias e espaço suficiente para que a família pudesse descansar e se divertir unida. Esse é o sonho de muitas pessoas e foi realizado por um casal com três filhos adolescentes, em um condomínio fechado de Ponta Grossa, na região central do estado. Com uma área total de 800 metros quadrados, a casa começou a ser projetada em 2006 e conta com quatro suítes (todas com closet) e espaços como fitness, home theater, spa, churrasqueira, espaço gourmet, duas salas de lareira, escritório e sauna, além de um amplo espaço ao ar livre para o lazer.Espaçosa e bastante confortável, a casa chama a atenção não só pela sofisticação na escolha das cores, móveis e pisos, mas por um detalhe bem peculiar: ela foi construída em função da piscina. A construção da casa foi feita pela construtora curitibana Best."O primeiro pedido do cliente foi que ele queria se sentir na praia e que todos os cômodos tivessem vista para a área de lazer e recebessem o máximo de luz natural possível", explica Celso Tomé, arquiteto responsável pelo projeto. A solução, segundo Tomé, foi bastante simples. "Projetei a casa em formato de "L" e toda a área interna é voltada para a piscina. Com isso, de quase todos os cômodos da casa é possível apreciar a beleza da área externa", diz. "O proprietário queria que tanto a família quanto os amigos se sentissem acolhidos e que a casa tivesse um visual descontraído, mas sem perder a elegância e a sofisticação", conta a decoradora de interiores Claudia Machado, responsável pela execução dos projetos complementares em parceria com a arquiteta Elaine Zanon. Para deixar o espaço com "cara de férias", toda a ambientação de interiores foi feita com o uso de materiais como madeira, linho e fibras naturais combinados com pisos e móveis em tons claros.IntegraçãoSegundo o proprietário, seu objetivo era tornar a casa um espaço de conforto e integração para toda a família. "Eu e minha esposa temos pouco tempo para ficar com nossos filhos. Por isso, queríamos que a casa possibilitasse que todos ficássemos juntos nas horas vagas, mesmo que um estivesse fazendo exercícios físicos, o outro preparando o jantar e as crianças vendo tevê, na internet ou mesmo estudando". Para atender esse pedido, diz Tomé, no projeto a preocupação foi criar cômodos amplos, sem muitas divisões e que pudessem ser agregados.
Claudia explica que, além da integração entre os cômodos, houve a preocupação de unir a parte externa e interna. "Optou-se por janelas amplas e portas-painéis retráteis, o que permite agregar os ambientes de forma prática e rápida", diz. Para Elaine, outro ponto importante para conseguir esse efeito foi primar pela continuidade das cores. "O espaço da varanda e da piscina, por exemplo, acompanha os tons usados na área interna", diz. Por isso, a casa se tornou basicamente monocromática. "Em toda a residência, trabalhamos com dois tons de bege, um bem claro e outro mais escuro", diz. Na escolha dos pisos, a opção também foi por cores claras. "Na parte social, usamos mármore crema marfil, com placas grandes para dar um ar sofisticado", comenta a arquiteta. No restante da casa, a escolha foi um piso em madeira de ipê. Para completar o visual, os rodapés são altos e em laca branca, uma forma de combinar com todos os móveis, principalmente dos dormitórios. "Nos quartos, optou-se por armários em laca branca, com lâmina cappuccino, para não pesar e, nas áreas sociais, ousamos com algumas peças do mobiliário em madeira de imbuia e fibra natural", diz Claudia. Sofisticação
Importante para a concepção do projeto, a área externa possui piscina aquecida, gazebo, deque em madeira e sauna. Para garantir um visual mais moderno, a piscina ganhou bordas de granito apicoado e foi revestida com pastilha de vidro em três tons de azul, dando uma impressão de movimento. "No mobiliário, investimos em fibra natural e almofadas estampadas em tons de bege e verde para tornar o ambiente bem descontraído", explica Cláudia.
Na área de lazer, Elaine destaca ainda a composição do paisagismo da piscina, com vários butiás. "Como as partes interna e externa são divididas somente por vidros, quem está na sala de estar tem a sensação de que está próximo da piscina e das plantas. Essa integração, sem dúvidas, é maravilhosa", diz.
Quanto à área interna, Cláudia ressalta a necessidade em agregar os ambientes, imprimindo requinte e conforto. Para tornar a cozinha um espaço mais sofisticado, por exemplo, a escolha foi fugir do tradicional branco e investir em grandes painéis, armários embutidos e uma combinação de laminado de madeira de carvalho americano, vidros marrons e iluminação amarelada. "Por uma decisão do cliente, a churrasqueira foi colocada dentro da casa, integrada com o espaço gourmet e a cozinha. Assim, ele pode cozinhar tranquilamente enquanto conversa com os filhos que estão na sala de estar". Claudia comenta que para valorizar esse espaço foi aplicado no piso um misto de madeira ipê champanhe com porcelanato, tornando o espaço sóbrio e aconchegante. Outro detalhe que chama a atenção na casa é que todos os banheiros são padronizados e receberam grandes placas de mármore crema marfil, com detalhes de bisotês entre elas. "São espaços muito grandes e bem claros", aponta Elaine. Nos lavabos, a opção foi pela personalização. "No da churrasqueira, usamos madeira rústica. Já no que fica próximo à sala de estar, a cuba da bancada foi feita em mármore, parecida com uma escultura", diz a arquiteta.