Imprudência e desinformação estão na raiz dos problemas gerados pelo uso incorreto da eletricidade e aumentam o risco de choques e incêndios. Segundo especialistas, para não precisar remediar prejuízos à saúde e ao patrimônio deve-se deixar de lado a idéia do "comigo isso não acontece" e prevenir. As construções e reformas devem sempre seguir a NBR 5410 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que determina as diretrizes para instalações elétricas em baixa tensão. O serviço deve ser realizado por profissional habilitado e credenciado no Crea. Veja os problemas mais comuns e saiba como evitá-los, segundo o engenheiro eletricista Edson Martinho, presidente da Abracopel:

CARREGANDO :)

Chuveiro sem o fio de terra. Oferece alto risco de choque, pois combina dois elementos que juntos se tornam perigosos: água e corrente elétrica. A solução é instalar um sistema de aterramento para ser conectado ao chuveiro e aos demais eletrodomésticos. Essa instalação atualmente é obrigatória em novas construções.

Uso de benjamim ou T. Ligar vários aparelhos elétricos em uma única tomada causa um sério risco de sobrecarga elétrica. É o primeiro passo para um curto-circuito e para o início de um incêndio. Sempre que possível deve-se evitar o uso de benjamim. O ideal é aumentar o número de tomadas.

Publicidade

Fiação vencida ou em mau estado de conservação. Comum nas construções com mais de 20 anos, esse problema causa sobrecarga e facilita a ocorrência de curtos-circuitos. Nesse caso é necessário refazer a instalação de acordo com os novos requisitos técnicos, adequados para suportar um maior consumo de energia.Quadro de comando de bomba-d' água em local com materiais perigosos. Como a instalação elétrica pode produzir faíscas, essa situação causa iminente perigo de incêndio em função da presença de materiais inflamáveis (como tintas, solventes, etc.). É preciso tirá-los do local ou afastá-los o máximo possível do quadro.

Quadro geral de distribuição revestido por madeira. Grande risco de incêndio. O quadro geral deve estar limpo, ficar de preferência em local ventilado e não pode ser revestido de madeira, que pega fogo facilmente. Deve-se substituí-la por outro material incombustível, como o metal.

Gambiarras ou "gatos". Causa sobrecarga, aquecimento e curto-circuito, expondo ao perigo quem faz a ligação clandestina, os moradores da casa e da vizinhança. Requer conscientização e o desenvolvimento de um trabalho social nos locais onde o problema é mais evidente.