Depois dos setores automotivo e de mobiliário, chegou a vez da construção civil se valer da assinatura de renomados designers em seus lançamentos imobiliários. As construtoras Cyrela, Pasqualotto> e, mais recentemente, a Carelli, são algumas das empresas que apostaram na parceria com reconhecidas marcas de design internacional para atrair a atenção dos clientes e do mercado para seus empreendimentos, em um movimento de vanguarda para o setor.
Em fevereiro deste ano, a Carelli apresentou o projeto do Porsche Design Towers Brava, que desenvolve em parceria com a Porsche Design. O empreendimento será lançado no litoral de Santa Catarina, na região da Praia Brava de Balneário Comboriú, e será o primeiro projeto imobiliário da Porsche Design na América Latina.
LEIA MAIS: conheça alguns projetos feitos em parceria com gigantes do design
Cauey Carelli, desenvolvedor da construtora Carelli, conta que a parceria com a Porsche Design nasceu do “encontro” entre as duas empresas, que buscavam desenvolver projetos icônicos que impactassem o mercado de forma positiva.
“Após o sucesso do Porsche Design Towers, de Miami, entre os brasileiros e os latinos, a Porsche Design buscava um parceiro no Brasil para desenvolver um projeto ícone. A Carelli tinha este desejo de revolucionar o mercado e atraiu a empresa para a nossa região, que tem potencial para ser parecida com Miami, mesmo que em menor escala”, avalia.
De acordo com o desenvolvedor, um dos pontos que justifica esta comparação e que diferencia o mercado de Balneário Camboriú e do Vale do Itajaí do restante do país é o seu potencial em atender tanto o público interestadual (vindo de São Paulo, Mato Grosso e Paraná, por exemplo) quanto o internacional, principalmente de países como Argentina, Paraguai e Uruguai.
Avaliação parecida faz Adriana Amorim, sócia-proprietária da TA Conexões Imobiliárias, que vê a região da Praia Brava como uma área bastante promissora para este segmento, como consequência da expansão do próprio balneário.
Parceira de valor
Para Adriana, as parcerias representam uma forma de as construtoras agregarem valor às suas marcas e produtos e serem mais facilmente conhecidas por carregarem um nome já consolidado no mercado internacional.
Além disso, elas contribuem para trazer novos desenhos e tecnologias para os empreendimentos, beneficiando o público e toda a região.
“Podemos dizer que o design é o próximo passo do mercado imobiliário. Quando pensado dentro da filosofia de forma e função, como ocorre com os projetos da Porsche, ele pode estar presente em muitos empreendimentos, não só nos de alto padrão”, resume Carelli.
Grife
Veja alguns projetos feitos em parceria com gigantes do design:
Cyrela by Pininfarina
Lançado no fim de 2014 pela Cyrela, em parceria com o estúdio de design responsável por projetos para marcas como Ferrari, o Cyrela by Pininfarina está localizado na região da Faria Lima, em São Paulo. O empreendimento oferece unidades com áreas entre 50 m² e 100 m². Os espaços comuns contemplam piscina e academia com equipamentos de última geração. A fachada inspirada em curvas e formas, como se o prédio fosse esculpido pelo vento, é outro destaque.
Yachthouse Residence
Projeto da Pasqualotto> Empreendimentos, também em parceria com o estúdio italiano Pininfarina, o Yachthouse Residence está em construção junto à Marina Tedesco, em Balneário Camboriú. O empreendimento terá 252 unidades com cerca de 250 m² privativos e 450 m² de área total, além de 30 espaços de lazer, entre piscinas, lounges, salas de festa, cinema, academia e serviços. O projeto ainda contempla helipontos.
Porsche Design Towers Brava
O Porsche Design Towers Brava está sendo desenvolvido pela construtora Carelli em parceria com a Porsche Design e será lançado na região da Praia Brava, no litoral de Santa Catarina. Com quatro torres de 35 pavimentos e 740 apartamentos, o empreendimento será construído no topo de uma montanha, na Mata Atlântica. As plantas, em forma de pétalas de flor, darão amplitude aos espaços, favorecendo a vista da mata e do mar. A área útil das unidades irá variar entre 127 m² e 800 m².
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares