• Carregando...
Clínica odontológica do SecoviMed: em doze anos de funcionamento, a entidade realizou 1,5 milhão de consultas | Fotos: Antônio More/Gazeta do Povo
Clínica odontológica do SecoviMed: em doze anos de funcionamento, a entidade realizou 1,5 milhão de consultas| Foto: Fotos: Antônio More/Gazeta do Povo
  • Erondina de Oliveira: utiliza o SecoviMed há cinco anos e faz exames com frequência

Funcionários do setor condominial e de imobiliárias pre­­­­cisam ficar atentos a um direito garantido em Con­­venção Coletiva de Trabalho: independentemente de serem associados ao Sindicato da Habitação e Condomínios do Paraná (Secovi-PR), todos os trabalhadores da área podem utilizar os serviços do Se­­coviMed, que atende 15 especialidades (clínica-geral, ginecologia, oftalmologia, dermatologia, angiologia, psiquiatria, urologia, cardiologia, entre outras), além de odontologia e exames. Não existe nenhum custo para o funcionário – é o condomínio que arca com a mensalidade, que custa R$ 32 mensais. O trabalhador pode ir ao Seco­vimed com a Carteira de Trabalho, preencher um cadastro e começar a realizar os atendimentos (veja serviço no fim da matéria). Automati­camente, a guia de cobrança será enviada ao condomínio, que não pode se isentar do pagamento. O serviço, que já realizou desde a sua fundação, em 1998, cerca de 1,5 milhão de atendimentos, não faz restrições ao beneficiado sobre o número de consultas ou exames por mês. "Essa é uma vantagem que, sem dúvida, ajudou os atendimentos a crescerem a cada ano", ressalta o presidente do SecoviMed Curitiba, Luiz Antônio Laurentino. Só em 2009, por exemplo, o aumento foi de 15% comparado ao ano anterior.

Também não há necessidade de o paciente esperar horas em filas ou semanas para marcar um exame. O modelo de gestão adotado, segundo o gerente-executivo do SecoviMed, Eron Cirillo, prima pela pontualidade dos médicos e atendentes, que contam com um sistema informatizado para evitar idas e vindas do consultório até a recepção. Por uma agenda eletrônica no computador, o médico avisa quando o paciente saiu e a recepcionista encaminha a pessoa agendada no próximo horário. "Nossa média de atrasos é de dois minutos e trabalhamos para que não atrase mais do que isso. A estrutura administrativa é enxuta justamente para o recurso ser investido no atendimento", diz.

O tempo médio de cada consulta é estabelecido pela administração e costuma durar 20 minutos, mas pode variar conforme a especialidade, em particular a odontologia. "Mas o paciente também não pode atrasar, se não ele perde o horário e tem de reagendar", orienta Cirillo.

A servente de limpeza Erondina de Oliveira, que trabalha no setor há cinco anos, conta que usa o serviço desde que iniciou no emprego e nunca teve problema. "Logo que comecei a trabalhar me avisaram no condomínio que teria esse benefício. Sempre faço exames, o que é muito bom para mim". A porteira Carmelita Josviak Viriato Silva, que foi contratada há cinco meses, está aproveitando para fazer um tratamento odontológico. "Sou atendida imediatamente e no horário marcado, o que facilita bastante, dá para se programar".

Assistência

Além dos 30 médicos e 18 cirur­giões-dentistas, o SecoviMed conta com uma assistente social para auxiliar pessoas que, porventura, necessitem de outros procedimentos. Essa demanda ocorre porque o serviço não realiza cirurgias e não dispõe de exames mais complexos. Seja qual for o encaminhamento dado pelo profissional de saúde, para o SUS ou para o sistema privado, o paciente, de acordo com o gerente-executivo, não fica de­­samparado. "A assistente tem um banco de dados e, depois da análise da situação, sabe para onde deve encaminhar a pessoa. Já tivemos alguns casos em que a intervenção foi feita no próprio condomínio para angariar recursos junto aos moradores e ao síndico para uma funcionária que necessitava de cirurgia. Com a ajuda da profissional, os pacientes encontram mais facilidade para resolver eventuais dificuldades".

Serviço:

Para cadastro e atendimento no SecoviMed, é necessário levar o original da Carteira de Trabalho, RG, CPF e comprovante de residência. Endereços: Curitiba – Rua Dr. Pedrosa nº 475, fone (41) 3259-6200, das 7h30 às 20 horas. Londrina – Avenida Higienópolis nº 174, fone (43) 3344-0408. Maringá – Avenida Brasil, 4.312, fone (44) 3025-6699.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]