Funcionários do setor condominial e de imobiliárias precisam ficar atentos a um direito garantido em Convenção Coletiva de Trabalho: independentemente de serem associados ao Sindicato da Habitação e Condomínios do Paraná (Secovi-PR), todos os trabalhadores da área podem utilizar os serviços do SecoviMed, que atende 15 especialidades (clínica-geral, ginecologia, oftalmologia, dermatologia, angiologia, psiquiatria, urologia, cardiologia, entre outras), além de odontologia e exames. Não existe nenhum custo para o funcionário é o condomínio que arca com a mensalidade, que custa R$ 32 mensais. O trabalhador pode ir ao Secovimed com a Carteira de Trabalho, preencher um cadastro e começar a realizar os atendimentos (veja serviço no fim da matéria). Automaticamente, a guia de cobrança será enviada ao condomínio, que não pode se isentar do pagamento. O serviço, que já realizou desde a sua fundação, em 1998, cerca de 1,5 milhão de atendimentos, não faz restrições ao beneficiado sobre o número de consultas ou exames por mês. "Essa é uma vantagem que, sem dúvida, ajudou os atendimentos a crescerem a cada ano", ressalta o presidente do SecoviMed Curitiba, Luiz Antônio Laurentino. Só em 2009, por exemplo, o aumento foi de 15% comparado ao ano anterior.
Também não há necessidade de o paciente esperar horas em filas ou semanas para marcar um exame. O modelo de gestão adotado, segundo o gerente-executivo do SecoviMed, Eron Cirillo, prima pela pontualidade dos médicos e atendentes, que contam com um sistema informatizado para evitar idas e vindas do consultório até a recepção. Por uma agenda eletrônica no computador, o médico avisa quando o paciente saiu e a recepcionista encaminha a pessoa agendada no próximo horário. "Nossa média de atrasos é de dois minutos e trabalhamos para que não atrase mais do que isso. A estrutura administrativa é enxuta justamente para o recurso ser investido no atendimento", diz.
O tempo médio de cada consulta é estabelecido pela administração e costuma durar 20 minutos, mas pode variar conforme a especialidade, em particular a odontologia. "Mas o paciente também não pode atrasar, se não ele perde o horário e tem de reagendar", orienta Cirillo.
A servente de limpeza Erondina de Oliveira, que trabalha no setor há cinco anos, conta que usa o serviço desde que iniciou no emprego e nunca teve problema. "Logo que comecei a trabalhar me avisaram no condomínio que teria esse benefício. Sempre faço exames, o que é muito bom para mim". A porteira Carmelita Josviak Viriato Silva, que foi contratada há cinco meses, está aproveitando para fazer um tratamento odontológico. "Sou atendida imediatamente e no horário marcado, o que facilita bastante, dá para se programar".
Assistência
Além dos 30 médicos e 18 cirurgiões-dentistas, o SecoviMed conta com uma assistente social para auxiliar pessoas que, porventura, necessitem de outros procedimentos. Essa demanda ocorre porque o serviço não realiza cirurgias e não dispõe de exames mais complexos. Seja qual for o encaminhamento dado pelo profissional de saúde, para o SUS ou para o sistema privado, o paciente, de acordo com o gerente-executivo, não fica desamparado. "A assistente tem um banco de dados e, depois da análise da situação, sabe para onde deve encaminhar a pessoa. Já tivemos alguns casos em que a intervenção foi feita no próprio condomínio para angariar recursos junto aos moradores e ao síndico para uma funcionária que necessitava de cirurgia. Com a ajuda da profissional, os pacientes encontram mais facilidade para resolver eventuais dificuldades".
Serviço:
Para cadastro e atendimento no SecoviMed, é necessário levar o original da Carteira de Trabalho, RG, CPF e comprovante de residência. Endereços: Curitiba Rua Dr. Pedrosa nº 475, fone (41) 3259-6200, das 7h30 às 20 horas. Londrina Avenida Higienópolis nº 174, fone (43) 3344-0408. Maringá Avenida Brasil, 4.312, fone (44) 3025-6699.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião