Showroom
Imóvel decorado é cartão de visitas
As empresas especializadas em móveis planejados investem em novas formas de alavancar as vendas dos seus produtos. Uma delas é o showroom dos estandes de vendas das construtoras e incorporadoras. De acordo com arquiteto Gustavo Pinto, presidente da Asbea-PR, esse espaço é o primeiro contato do futuro comprador com os móveis planejados.
Na esteira do crescimento do mercado imobiliário, nos últimos três anos, o setor de móveis planejados tem contabilizado importantes avanços no Paraná, tanto em vendas como no lançamento de produtos. As empresas especializadas apostam em uma maior diversidade de cores e formas e em preços mais próximos da realidade econômica da população para "roubar" o consumidor que, antes, optava pelo mobiliário pronto para decorar a residência. Outro fator que impulsiona os negócios é a presença de imóveis pequenos, nos quais todo o espaço precisa ser aproveitado, preferencialmente, de diversas formas."Como há um volume grande de entrega de imóveis e as unidades são pequenas, os móveis planejados têm dado uma solução muito interessante para os espaços. Sabendo disso, as pessoas estão investindo, pois a qualidade da área útil é muito maior", explica o arquiteto Gustavo Pinto, presidente da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura no Paraná (Asbea-PR).
Apesar de não existir uma associação representante exclusiva do setor, há o consenso geral de que os negócios estão crescendo a cada ano. De acordo com pesquisa da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel/Ieme), o volume de vendas no comércio varejista aumentou de 17,2% nos últimos 12 meses. Ainda segundo os profissionais do setor, a tendência é que os negócios continuem aquecidos nos próximos anos.
Influência internacional
De olho em uma fatia maior do mercado paranaense, algumas marcas estão ampliando suas presenças no estado. Hoje, há aproximadamente 110 lojas em atividade no ramo de móveis planejados em Curitiba e Região Metropolitana. A Criare, que inaugurou a sua quarta loja na capital na última semana, aposta nas cores fortes, tendência no último salão de Milão, na Itália, para conquistar novos consumidores. O evento é uma referência para o setor.
"O curitibano tem aceitado bem essa novidade. Isso é uma surpresa para nós", afirma a proprietária da loja, Andréa Lino. "Mas mantivemos a linha conservadora também. Temos uma gama de cores bastante aberta a todos."
O diretor do Grupo Móbille, dono da marca Dell Anno, Jorge Biff Netto, confirma que as principais tendências do setor são importadas, principalmente da Itália e da França. Para ele, o fato dos lançamentos internacionais chegarem ao Brasil no prazo máximo de quatro meses não permite que se forme uma lacuna entre os mercados.
"O que foi lançado na feira de Milão em abril está exposto por aqui. O brasileiro está mais antenado com o mundo e com a cabeça mais aberta", diz. A marca também inaugurou uma loja em Curitiba recentemente.
Alta costura
No caso da Dell Anno, o principal lançamento para atrair novos consumidores é o uso de tendências do mundo da moda nos projetos. A marca fechou uma parceria com o estilista Reinaldo Lourenço, que desenvolveu uma estampa exclusiva, usando referências da alta costura europeia do século 17, para uma linha de superfícies.
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