Demanda: apartamentos de um e dois quartos bem equipados, nos bairros da região central de Curitiba, são os mais procurados pelos candidatos a inquilinos| Foto: Antonio More/Gazeta do Povo

8.070

É o número de imóveis residenciais à disposição para alugar em Curitiba

CARREGANDO :)

0,45%

É a queda média de preços de aluguel residencial em fevereiro na comparação com janeiro

O Centro Cívico, na região central, tem apartamentos e casas para alugar

Seguindo uma tendência típica do início do ano, o volume de novas locações de imóveis residenciais cresceu 13,7% em Curitiba em fevereiro, na comparação com o mesmo mês de 2013.

Publicidade

A pesquisa do Instituto Paranaense de Pesquisa e Desenvolvimento Imobi­­liá­­rio (Inpespar), do Sistema Secovi, mostra também que o número de imóveis residenciais em oferta na capital, em fevereiro, chegou a 8.070 mil unidades. Em janeiro, eram 8,2 mil.

No total, considerando os segmentos residencial e comercial, há cerca de 11 mil imóveis à disposição no mercado. Há um ano, eram 7,1 mil.

A grande oferta de imóveis residenciais está acarretando redução de preços. A apuração do Inpespar sobre valores de aluguel anunciados na capital registra queda de 0,45% nos preços em fevereiro em comparação com o mês anterior.

Sazonalidade

De acordo com especialistas, o aumento de negócios de locação residencial fechados em fevereiro é sazonal. A maior movimentação de troca de endereço é registrada pelo mercado, tradicionalmente, em fevereiro e março.

Publicidade

"Nesse período do ano, mais pessoas se mudam em função de transferências nas empresas, e também chegam novos estudantes universitários à capital", explica Mauricio Moritz, vice-presidente de Economia e Estatística do sindicato das imobiliárias.

Abaixo da inflação

A pesquisa do Inpespar revela que os preços da locação residencial em Curitiba apresentaram variação de 4,23% nos últimos 12 meses. O crescimento está abaixo do IPGM para o período, que ficou em 5,76%.

A rentabilidade média do imóvel para locação está em 0,5% para o residencial e 0,7% para o comercial. "Não é correto falar em rentabilidade de aluguel de 1% do valor do imóvel", diz Fátima Galvão, da diretoria do Secovi-PR.

O grande volume de entrega de imóveis novos em 2013 e o consequente aumento na oferta de unidades para alugar – especialmente apartamentos compactos na região central – fez o preço cair.

Publicidade

Diante da concorrência com outros apartamentos em oferta, quem compra uma unidade desse tipo para obter renda com o aluguel deve investir no imóvel para que ele não fique fechado aguardando inquilino, aponta Fátima Galvão. Mobiliados ou semi-mobiliados, com peças novas, pintura e infraestrutura em dia, são os mais procurados.

Bairros

Centro e regiões do Água Verde, Portão e Bigorrilho são campeões em oferta

Um dos itens da pesquisa do Inpespar aponta que 20,7% dos imóveis residenciais para locação ficam na região central da cidade. Nos bairros, os campeões são Água Verde, Bigorrilho e Portão, com 10,5%, 8,4%, e 5,3% das ofertas, respectivamente.

A região central de Curitiba, que inclui os bairros São Francisco, Centro Cívico, Rebouças e Centro tem 2.569 imóveis residenciais disponíveis para locação. Destes, 32,6% são apartamentos compactos de um dormitório. Outros 28,7% são apartamentos de dois quartos e 28,9% são de três dormitórios.

Publicidade

Em termos de demanda, de acordo com o Inpespar, os tipos de imóvel mais procurados pelos inquilinos são os apartamentos de um e dois dormitórios.