O desenvolvimento do bairro Umbará está intrinsecamente ligado às atividades econômicas que nele se desenvolveram. A começar pelas olarias, que ali se instalaram em função da constituição argilosa do solo nas proximidades do Rio Iguaçu: a grande quantidade de barro garante matéria-prima suficiente para a produção. "Há 57 anos, quando comecei a trabalhar nessa área, produzíamos 1.500 tijolos por dia, hoje fazemos três mil por hora", explica o oleiro Sileno Bonato.
Bonato lembra que a extração da erva-mate e as barricadas também foram atividades que sustentaram o bairro por muito tempo. "Era difícil conseguir comprar um terreno por aqui, já que as famílias costumavam deixar as terras como herança", conta. Para a moradora e lojista Sevanira Cordeiro de Paula, a região tranqüila chama a atenção de quem busca um local arborizado para viver. "Outra referência do Umbará são as casas enfeitadas no Natal. Costumam ser as mais bonitas da cidade", diz.
A procura por área verde e terrenos maiores é um atrativo à parte do Umbará em relação ao mercado imobiliário. "Temos terrenos de 200 até 20 mil metros quadrados", diz Elídio Aparecido de Oliveira, proprietário da EAO Imóveis. O preço acessível também é uma vantagem. "Um terreno simples custa em média R$ 60 o metro quadrado. Nos bairros próximos, como o Pinheirinho, esse valor chega a ser o triplo", salienta.
A criação de condomínios de alto padrão é outra realidade que desponta no bairro. Segundo Luiz Eugênio Martins, proprietário da Marsal Empreendimentos Imobiliários, a localização do Umbará, próximo aos pólos industriais, se tornou uma excelente opção de moradia para empresários. "Temos um condomínio horizontal que não possui mais lotes para venda. Em compensação, já possuímos mais cinco áreas que darão origem a novos condomínios horizontais." Para ele, a única desvantagem do bairro para os negócios imobiliários é o fato de ele estar dentro da região do rio Iguaçu. "É uma área de preservação ambiental que não permite grandes construções", diz o empresário. "Além disso, os terrenos costumam ser muito grandes para o padrão de moradia residencial."
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Claudia Leitte e o nome de Jesus: um caso de perseguição religiosa
Deixe sua opinião