Sabe a fórmica, aquele material de acabamento de móveis muito comum nas cozinhas brasileiras nos anos 70? Pois então: ela saiu do interior do imóvel para se instalar no exterior. Em sua nova versão, o produto que na verdade se chama laminado decorativo de alta pressão mas acabou ficando conhecido pelo nome da fábrica (Formica, sem acento) pode ser aplicado até em fachadas.
O lançamento da norte-americana Formica, chamado de Laminado TS Exterior, é um acabamento para exteriores com aparência semelhante à fórmica tradicional, mas com algumas vantagens. Segundo a fábrica, ele é altamente resistente, sendo inclusive antipichação, o que o torna uma alternativa interessante para fachadas de prédios, casas e empresas nas grandes cidades brasileiras, onde o vandalismo descaracteriza imóveis da noite para o dia. Disponível em vários padrões de cores, o laminado pode ser aplicado sobre alvenaria, madeira e metal, com o mesmo padrão de acabamento. Uma característica em particular tem potencial para atrair comerciantes e amantes de soluções inusitadas: o TS pode ter imagens impressas como foi visto no piso da pavilhão da Bienal do Parque Ibirapuera, em São Paulo, durante a feira Office Solution Arquishow permitindo que a fachada seja personalizada.
O laminado é composto de extrato de fibras celulósicas compactadas por processo de alta pressão e a sua superfície, de papel decorativo e filme de proteção superficial UV. Segundo a fábrica, o produto pode permanecer exposto as ações da luz solar e intempéries, como chuva (desde que não fique submerso), granizo, vento e salinidade. Variações de umidade do ar e temperatura não comprometem suas propriedades: o laminado suporta flutuações de -20 ºC a 80 ºC.
STF terá Bolsonaro, bets, redes sociais, Uber e outros temas na pauta em 2025
Estado é incapaz de resolver hiato da infraestrutura no país
Ser “trad” é a nova “trend”? Celebridades ‘conservadoras’ ganham os holofotes
PCC: corrupção policial por organizações mafiosas é a ponta do iceberg de infiltração no Estado
Deixe sua opinião