• Carregando...

Uma precaução fundamental para evitar problemas de saúde é a higienização das caixas d’água, tanto para residências como para locais públicos. A falta de cuidados com as caixas pode causar doenças gastrointestinais – como a diarréia – provocadas pela ingestão do líquido contaminado. Por isso, é preciso que cada um saiba quais os cuidados que deve ter para que a qualidade da sua água se mantenha própria para o consumo.

Além da diarréia, o descaso pode resultar em doenças bastante sérias como cólera, dengue, leptospirose e esquistossomose, entre outras. "Se a caixa estiver descuidada, animais podem entrar em contato com a água, iniciando um processo de contaminação", alerta Josiel Gonçalves, encarregado do saneamento da Biotrat, empresa que trabalha com desinfecção.

O responsável por uma caixa deve verificar, sempre que possível, se ela está bem tampada e se não possui nenhum tipo de rachadura. Pequenas fissuras podem servir de entrada para insetos depositarem suas larvas, o que transmite inúmeras doenças. "Já encontramos até mesmo pombos e outros pássaros mortos dentro de caixas d’água, devido à falta de tampa. Se um animal cai no recipiente e se afoga, com o tempo entra em estado de putrefação e contamina tudo", explica o técnico.

Esses problemas podem ser evitados por meio da desinfecção periódica, seja em condomínios, residências ou estabelecimentos públicos e comerciais. "Uma equipe de profissionais leva de 1 a 3 horas para executar a limpeza, dependendo do tamanho da caixa. É um trabalho rápido que, se for feito com todos os cuidados sanitários, evita grandes problemas no futuro." Os prazos para realizar a desinfecção são variados: é aconselhável que condomínios e residências façam a revisão semestralmente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]