A produção e o consumo de pisos de madeira deram um salto nos últimos anos. Em 1999, o consumo no Brasil não passava de seis milhões de metros quadrados. De lá para cá, este número pulou para 15 milhões.
Cresce o consumo, aumenta também a demanda por recursos de conservação para este material. O mercado está repleto de produtos para tratamento de piso, porém, a maioria exige um considerável tempo de espera entre a aplicação e a secagem às vezes vários dias além de produzir um cheiro forte e tóxico, que muitas vezes obriga o morador a deixar a casa durante a aplicação. Para suprir uma exigência de mercado, a Synteko lançou uma linha de vernizes à base de água, com baixos níveis de odor e secagem rápida, para conservação de pisos novos ou recuperação de outros mais antigos, em que destacam-se o Synteko Ecopiso e o Synteko Vitta Resistence.
Para demonstrar, na prática, o beneficio do novo produto, a Synteko fez a aplicação do Vitta Resistence em quatro ambientes da Casa Cor Paraná 2007, projetados por cinco profissionais da arquitetura e decoração. Margit Soares, Estér Kloss e Helaine Góes Pinterich, Cristianne Gehlen e Fernando Schwertner optaram por recuperar o piso original da casa onde acontece a mostra a partir de junho. "O piso de madeira tem um forte apelo estético e prático e uma de suas características é esquentar o ambiente, diferente do porcelanato, por exemplo. Por isso a sua utilização é tão comum em residências da Região Sul", conta a arquiteta Helaine Pinterich.
Segundo o fabricante do produto, com as mesmas características dos produtos tradicionais, os vernizes à base de água mantém o aspecto natural da madeira e aceitam retoques posteriores. O diferencial é a sua rápida secagem e, principalmente, a ausência de cheiro durante e após a aplicação o que torna possível utilizá-lo sem sair de casa. "Diferente de antigamente, o morador pode até dormir no ambiente onde o verniz foi aplicado", explica Eduardo Costa, gerente da Synteko.
Para ter um belo piso de madeira em casa, nem sempre é necessário gastar muito. "Pisos antigos podem ser tratados com a aplicação de vernizes, recuperando assim toda a beleza e textura originais por um preço competitivo se comparado ao custo de um piso totalmente novo", avalia a arquiteta Estér Kloss.