Cortando ao meio os bairros Jardim Botânico, Rebouças e Água Verde, a rua que homenageia o diplomata e músico paranaense Brasílio Itiberê é uma das principais vias de ligação entre as regiões oeste e leste de Curitiba. São 4,5 quilômetros em linha reta e em tráfego de sentido único, do Água Verde ao Jardim Botânico.
Por se localizar em região tradicionalmente voltada à prestação de serviços e a negócios variados, a rua tem um perfil predominantemente comercial, com diversos tipos de estabelecimentos. Supermercados, bares, sindicatos e revendedoras de carros são os mais comuns. "Já o lado residencial da Brasílio Itiberê é mais evidente apenas nas suas últimas quadras, no Água Verde", afirma Adolfo Siqueira, diretor da Apolar Água Verde.
Segundo Lincoln Ferreira, proprietário da Lincoln Imóveis, localizado no Rebouças, o trecho mais nobre da rua está justamente no seu término. Mas, para ele, poderia ser melhor. "O que atrapalha um pouco o aspecto imobiliário da rua é o pequeno rio que a cruza, nas proximidades da esquina com a Rua Lamenha Lins. Quando chove muito, ele alaga alguns pontos da região, e, quando o tempo está muito seco, provoca mau cheiro", reclama Ferreira.