Há uma ilha de tranqüilidade se formando em uma área de 2,5 milhões de metros quadrados a 16 quilômetros do centro de Curitiba. É o AlphaVille Graciosa, condomínio de alto padrão lançado há seis anos na capital paranaense que Aos poucos se desenvolve a ponto de se tornar um pequeno bairro auto-suficiente.
Localizado em Pinhais, na região metropolitana da capital paranaense, o AlphaVille Graciosa foi construído sob o mote da preservação de uma alta qualidade de vida por meio de um novo conceito de morar bem, inspirado na iniciativa pioneira e bem sucedida realizada na cidade de Barueri-SP, na década de 90. Hoje, empreendimentos idênticos se alastraram pelo Brasil, todos sob a batuta da AlphaVille Urbanismo empresa responsável pela coordenação dos projetos. O sucesso deste novo conceito pode ser expresso em números: atualmente, 33 cidades distribuídas em 17 estados brasileiros têm pelo menos um empreendimento AlphaVille, que já tomou rumos internacionais e chegou em Portugal.
Lançado em 2000, o AlphaVille Graciosa conta com uma megaestrutura: além de um clube exclusivo para os moradores com piscinas aquecidas, quadras de tênis, cancha de futebol, quadras poliesportivas, salão de jogos, academia, sauna, bar e restaurante, entre outros mimos há ainda um extenso campo de golfe, escola e diversas lojas.
Para a consultora de marketing Mariane Caponi Gamballi, que mora com o marido há um ano e meio no local, é possível encontrar dentro dos limites do conjunto quase de tudo o que se precisa, inclusive um pet shop para o seu bichinho de estimação. "Está mais urbanizado e com mais serviços do que muita gente imagina. Os próprios donos dos negócios moram aqui. Acho que só falta um supermercado", pondera. Para ela, a sensação de segurança é uma das virtudes do AlphaVille. "Aqui é possível caminhar tranqüilamente à noite, algo impossível de fazer no Parque Barigüi, por exemplo", destaca a moradora.