Os arquitetos Flávio Borsato e Maurício Lamosa, do escritório paulista Estudiobola (uma brincadeira com as primeiras sílabas do sobrenome de cada um), criam há sete anos produtos industriais, especialmente móveis, a partir de um referência já consagrada no imaginário do público e da vocação tecnológica de cada matéria-prima. Em Curitiba, os produtos do Estudiobola são vendidos pela Inove Decoração + Design.
"Parto das proporções confortáveis, estética e fisicamente, dos clássicos para móveis mais joviais, limpos. Isso dá mais segurança no olhar do consumidor na hora da compra", explica Lamosa. "Poucos produtos saem de uma inspiração gratuita. A maioria parte de uma referência clara ou mesmo da extrapolação de uma vocação fabril". Um exemplo disso é a linha de móveis de vidro. "Temos a oportunidade de fazer o corte do material a laser, por isso procuramos criar móveis que realmente extrapolem essa possibilidade, com formatos curvos e de encaixe perfeito."
Outro móvel que demonstra a tecnologia utilizada na fabricação das peças do Estudiobola é a cadeira Impresso, com relevos feitos primeiro à mão e, mais tarde, por um robô do centro de usinagem. "Passo o desenho para um computador e o robô (parecido com aqueles das indústrias automotivas) faz as impressões com um tipo de furadeira. Os desenhos são precisos e garantem qualidade e unidade dos produtos. Se me pedir 80 cadeiras, elas serão iguais."
Sociedade
A parceria entre os dois arquitetos teve início em 1998, quando ambos cursavam arquitetura e urbanismo na Universidade Mackenzie, em São Paulo. Borsato já atuava na área industrial e de projeto de produto em empresas do ramo moveleiro desde 1994. A indústria moveleira é uma tradição em sua família e, com a perda do pai, ainda durante a faculade, Borsato se viu obrigado a assumir os negócios muito cedo. "Ele tem uma bagagem de mercado enorme, o que torna nosso estúdio viável comercialmente", conta o colega Maurício Lamosa, que atua na área de design industrial, projeto de produto, arquitetura e comunicação visual desde 2000.
Os dois não só criam as peças, como também participam ativamente dos detalhes de produção e venda, com um departamento comercial que acompanha a saída dos produtos nas lojas e faz também o treinamento de vendedores.
Serviço:
Inove Água Verde: Rua Castro, 197.
Fone: (41) 3014-9393
Inove Jardim Social: Av. Nossa Sra. Da Luz, 1.715. Fone: (41) 3023-9393
STF inicia julgamento que pode ser golpe final contra liberdade de expressão nas redes
Plano pós-golpe previa Bolsonaro, Heleno e Braga Netto no comando, aponta PF
O Marco Civil da Internet e o ativismo judicial do STF contra a liberdade de expressão
Putin repete estratégia de Stalin para enviar tropas norte-coreanas “disfarçadas” para a guerra da Ucrânia