• Carregando...
A paranaense Pollyana Polsaque comemora o terceiro lugar no concurso | Fábio Dias/ Gazeta do Povo
A paranaense Pollyana Polsaque comemora o terceiro lugar no concurso| Foto: Fábio Dias/ Gazeta do Povo

Mal se formou na faculdade de De­­sign de Produto pela Universida­de Estadual de Maringá (UEM) e Pollyana Fuzer Polsaque, de 26 anos, já comemora os primeiros resultados da carreira. A designer ficou em terceiro lugar na 5.ª edição do Prêmio Tok&Stok de Design Universitário com o projeto Senta-João – uma combinação de brinquedo e pufs destinada ao pú­­blico infantil. Além do re­­conhe­cimento, ela ga­­nhou R$ 4 mil e mais uma boa notícia: o produto foi considerado viável para co­­mer­cialização e será vendido em breve nas lojas da rede em todo o país. Aline Karlovic Bur­­gos, da FAAP-SP, ficou em primeiro lugar com o projeto Kid’s Blok e Paula de Souza Cruz, da UNESP, em segundo, com a Ca­­deira Rox.

Para participar, os universitários tinham que desenvolver um móvel com o tema "Em­-pilhar" que fosse adequado à realidade social, cultural e tecnológica do país. O concurso teve 434 projetos inscritos, criados por estudantes de 90 universidades de 17 estados brasileiros. Pollyana conta que fez questão de criar algo que envolvesse crianças. "Inscrevi meu projeto sem expectativas de ficar entre os primeiros. Estar entre os 49 finalistas foi uma grande surpresa", revela. "Fiz pesquisas de imagens, de jogos e brincadeiras infantis que eu mesma fazia quando era criança e cheguei a esse produto."

O "Senta-João" é formado por nove almofadas coloridas colocadas em volta de um cone, e pode ser considerado um produto "três em um". Montado, funciona como um brinquedo joão-bobo; espalhadas pelo chão, as almofadas servem para a criança sentar para brincar; e na hora de guardar, vira um jogo de argolas. "A designer teve uma sacada muito bacana, inclusive criando um produto que até in­­centiva a criança a guardar e organizar o espaço de­­pois da brincadeira", comenta o professor Marcelo dos Santos For­cato, da UEM, que orientou Pol­lyana no desenvolvimento do projeto e também foi premiado.

Menção honrosa

Quatro estudantes receberam men­­ção honrosa, entre eles o de­­signer Hilton Palácio Escobar, recém-formado pela Uni­­versidade Positivo. Com a orientação da professora Dulce Albach, Escobar criou a Banqueta Inseto. Sua proposta foi criar um móvel versátil, que garantisse leveza ao ambiente e com múltiplas opões de uso. "Ele permite uma composição divertida e adaptada às necessidades de praticidade que ocorrem no cotidiano. É um elemento curinga em ambientes pequenos e arrojados."

As banquetas criadas por Esco­bar são empilháveis, o que facilita na hora de guardar e transportar. Dispostas uma ao lado da outra, elas formam uma mesa de apoio. "É um móvel de pequenas dimensões, que não ocupa muito espaço quando empilhado, levando em consideração a tendência de redução dos ambientes", diz Escobar. "É ideal para momentos de descontração entre amigos."

Edição 2011

Estudantes de design de produto de todo o país começam a se preparar para o concurso deste ano. A 6.ª edição será sobre o te­­ma Multifun­cionalida­de. As inscrições co­­meçarão em março, sem data divulgada, e os candidatos terão até o fim de junho para inscrever seus trabalhos. As informações sobre a edição 2011 estarão disponíveis em breve no site www.tokstok.com.br/PremioTokStok.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]