Pequenas atitudes ajudam a não deixar sinais visíveis de que não há gente em casa. No período em que estiver ausente, procure manter a residência com a rotina do dia-a-dia. Três profissionais do ramo de segurança dão dicas de como proteger o lar sem gastar dinheiro.
* Evite deixar jornais, revistas e a caixa de correio acumulada pois isto denuncia a ausência de moradores: suspenda os serviços ou peça para alguém de confiança recolhê-los.
* Comunique ao vizinho ou a uma pessoa de confiança sobre a viagem. Ligue de vez em quando para saber se está tudo bem.
* Peça a um parente ou ao próprio vizinho para visitar a casa, abrir as janelas, regar o jardim, recolher as folhas do pátio e ainda, se possível, entrar e sair com o carro da garagem para demonstrar movimento de pessoas. A simples retirada do lixo á algo significativo.
* Não deixe luzes acesas durante o dia, elas simbolizam que não há ninguém, principalmente com as atuais campanhas sobre o consumo reduzido de energia elétrica.
* Evite também os temporizadores de luz e as fotocélulas: eles normalmente acendem e apagam em horários muito específicos (no início da noite e pela manhã) o que denuncia a ausência dos moradores.
* No caso de residências com jardim externo, contrate alguém de confiança para mantê-lo limpo, evitando sem0pre o aspecto de abandono.
* Utilize sistemas que controlam remotamente pelo telefone as luzes da casa. É possível ligar diferentes lâmpadas de cada ambiente, confundindo o ladrão.
* Se os funcionários domésticos são de confiança, é aconselhável que permaneçam trabalhando durante o período de viagem.
* Desligue a campainha, assim você deixa em dúvida quem usá-la apenas para verificar a sua presença.
* Se tiver um sistema de alarme monitorado, tenha alguns cuidados básicos como não deixar animais, plantas e roupas em varal nos locais onde haja sensores que detectam movimentos, com o objetivo de evitar disparos de alarmes falsos, pois uma sirene tocando por muito tempo sem alguém para fazer o atendimento é um atrativo para os arrombadores.
* Quem mora em edifício deve comunicar apenas um funcionário de confiança (de preferência o síndico) sobre sua ausência. Também é importante comunicar sobre a possibilidade de algum parente ou conhecido aparecer no local para "dar uma olhada".
* Não utilize cadeados do lado externo do portão, eles indicam a sua ausência.
* Tenha um cachorro de porte avantajado para inibir a ação dos ladrões.
* Nunca contrate serviços de segurança pelo telefone. Consulte o Procon sobre a procedência das empresas e peça para que o imóvel seja vistoriado antes de fechar contrato: nem sempre os equipamentos de segurança utilizados em uma residência serão benéficos para outra.
* Caso possua secretária eletrônica, solicite a uma pessoa para anotar os recados e apague as mensagens. Se possível transfira as ligações para um outro telefone (sistema siga-me).
Fonte: Instalarme, Fort Knox e Megatronic.
Deixe sua opinião