A parte externa da residência reserva alguns detalhes da construção e acabamento. Para poder conciliar o limite da altura da casa proposto pelo condomínio e o grande pé-direito, a garagem que abriga quatro veículos teve de ficar no subsolo da residência.
A fachada da casa é em grafiato na cor areia. A arquiteta Mônica Raeder conta que foram feitos vários testes de cor até chegar a essa tonalidade, "por isso não há uma referência exata", comenta.
Na parte lateral da casa há uma churrasqueira, revestida com a mesma pedra filetada Miracema da lareira. O tampo é em granito branco ceará, que também reveste os tampos da lavanderia e as soleiras.
A frente da residência ainda tem como ponto forte o deque em madeira que tem vista para um bosque e o lago do condomínio, um espaço de contemplação. Outro detalhe são os dormentes que levam até a entrada da casa. "São peças de madeira robusta que eram usadas para fazer os trilhos dos trens antigamente", conta. Hoje, essas peças são vendidas em leilões e tornaram-se uma tendência na arquitetura.