Quem perguntar ao empresário Aníbal Tacla, diretor do Grupo Tacla Shoppings, qual o principal motivo que o levou a investir em um novo empreendimento na capital paranaense terá uma resposta simples e direta: localização privilegiada. Neste mês o grupo começa a construção, no bairro Portão, daquele que deve ser o maior shopping do Sul do país, o Palladium Curitiba.
Segundo o empresário, o terreno da esquina das avenidas Kennedy e República Argentina é "perfeito" para a construção do shopping, capaz de enfrentar a forte concorrência do segmento na cidade. "Ele é perfeito em termos de localização, pois está exatamente no centro geográfico da cidade", avalia. "Está situado em uma região com crescimento populacional grande e de fácil acesso tanto para quem vai de carro como pelo sistema de transporte coletivo."
O espaço, que já abrigou uma madeireira, foi comprado pelo grupo Tacla em 1990. No ano seguinte, no entanto, a ferrovia que passava atrás do terreno foi desativada e o terreno se tornou alvo de uma ocupação irregular. "O projeto já existia na época da compra, mas foi protelado até que se resolvesse a situação", lembra Tacla. Só neste ano o espaço foi totalmente desocupado.
Pelo estudo de viabilidade feito pela empresa, cerca de 1 milhão de pessoas vivem na área de influência do shopping, pertencentes a todas as faixas de renda. "86,6% dessa população está nas classes A, B e C, público-alvo do empreendimento", diz o empresário acima dos 79% da média da cidade.
O Palladium terá 182,4 mil metros quadrados de área construída, com 356 lojas, praça de alimentação, seis restaurantes independentes, até 11 salas de cinema e cinco ou seis prédios comerciais. Ao todo, segundo o diretor, serão investidos R$ 280 milhões no projeto. A previsão é de que o shopping este ja concluído em abril de 2008.