O terraço de uma cobertura no Centro de Curitiba precisava de uma reforma. Essa necessidade despertou na empresária Vera Maria Roberto, 56 anos, a vontade de montar um espaço com tudo o que gosta: uma adega, uma cozinha gourmet e muito espaço para receber amigos e a família. "Nos momentos de folga, passo boa parte do tempo aqui. Adoro apreciar vinhos e gosto muito de cozinhar", conta.
Mãe de Daniel, 33 anos, Vera gosta de ter o filho por perto para jantar e reúne grupos de pessoas para aproveitar bem o lugar. "A ideia era ter um espaço aberto que pudesse ser usado em Curitiba, com todas as variações de temperatura da cidade", relata.
Para atender a esse pedido, a arquiteta Karen Godoy projetou uma estrutura metálica com cobertura translúcida para fechar o terraço. "Há um sistema eletrônico que abre e fecha essa cobertura, permitindo o uso em qualquer estação", explica a arquiteta.A disposição do espaço foi pensada para abrigar vasos com plantas cultivadas por Vera. "Gosto de ter temperos frescos à mão. Como bate bastante sol, consigo cultivá-los em vasos", diz.
Os detalhes da decoração foram todos escolhidos pela empresária. "O ambiente da cozinha é convidativo, mas não queria um local tradicional, acabou virando uma sala íntima integrada à adega e à cozinha gourmet, onde posso receber meus amigos e minha família."
A parede ao lado da adega foi escolhida para abrigar um quadro que Vera trouxe da Tunísia, assim como a luminária que fica sobre a mesa. "São lembranças de viagens, é bom ter um lugar especial para colocá-las."
STF inicia julgamento que pode ser golpe final contra liberdade de expressão nas redes
Plano pós-golpe previa Bolsonaro, Heleno e Braga Netto no comando, aponta PF
O Marco Civil da Internet e o ativismo judicial do STF contra a liberdade de expressão
Putin repete estratégia de Stalin para enviar tropas norte-coreanas “disfarçadas” para a guerra da Ucrânia