Analise a quantidade de vento que incide na varanda. No caso de ventar muito, opte por arbustos e plantas mais resistentes, evitando as flores, que são mais frágeis.

CARREGANDO :)

• Para lugares em que o sol incide diretamente em grande parte do dia, são recomendadas azaléias, onze horas, begônias, alisso (Lobularia maritima), crótons (Codiaeum variegatum), buxinhos (Buxus arborescens), arálias (Aralia elegantissima), chefleras (Brassaia actinophyla), gerânios (Pelargonium domesticum), petúnias (Petunia x hybrida), zínias (Zinnia haageana), russélias (Russelia equisetiformis), calanchôes, tagetes (Tagetes erecta), ixoras (Ixora coccinea).

• Em varandas em que há muita sombra, são indicados lírios da paz (Spathiphyllum cannifolium), bromélias (Aechmea aquilega), antúrios (Anthurium andraeanum) e ciclamens (Cyclamen persicum).

Publicidade

• Antes de plantar, prepare o vaso ou floreira para fazer a drenagem da água, já que o acúmulo de líquido pode apodrecer a raiz da planta. No fundo, coloque pedrinhas e as cubra com uma manta de bidim – tipo de feltro que não deixa a terra se acumular no meio das pedras – e só depois coloque a terra, que deve ficar abaixo da borda do vaso, de um a dois dedos.

• Verifique a necessidade de água de cada espécie e só regue o necessário. A falta ou o excesso de água podem prejudicar o desenvolvimento da planta.

Fonte: florista Elizete Ilnitski, da Floricultura Santa Felicidade.

Serviço: Estér Kloss, Arquiteta e Paisagista (41)3039-5707. Floricultura Santa Felicidade (41)3336-1518. Floricultura Vittória Garden (41) 32224-7960. Vânia Pegoraro, Arquiteta e Paisagista (41) 3225-5385. Viveiro Serelepe, Jardinagem e Paisagismo (41) 3677-1747.

Publicidade