• Carregando...

Cores e iluminação são destaques

Como os lavabos são ambientes de passagem é permitido usar cores fortes. Fernanda Bertoli revela que já usou tons como vinho e marrom. "Como é um espaço que não se usa todo o dia, essas cores podem ser usadas", diz.

A iluminação também merece atenção. "Ela não pode gerar calor, já que o ambiente é pequeno", orienta Sony Luczyszyn. Fernanda comenta que, com a iluminação correta, é possível até criar cenas no ambiente. "Mas tudo com cautela para não gerar muita informação no mesmo lugar", diz. Ela revela que já é possível encontrar até iluminação led na torneira. "Quando a água está fria, a luz é azul e quando está quente, vermelha", conta.

Também é permitido o uso de plantas. No entanto, "como o lavabo é um ambiente com pouca iluminação e ventilação, é recomendado utilizar plantas resistentes e ter um cuidado redobrado com elas. Pode-se utilizar floreiras baixas e pedras soltas para dar um ar de serenidade ao ambiente", sugere Carla Kiss.

Outros detalhes como espelhos, telas, esculturas, nichos, puxadores em cristal e até mesmo lustres – respeitadas as devidas proporções do ambiente, orientam arquitetas e decoradoras – podem enriquecer o ambiente. "Esse espaço pode ser diferente e cheio de mimos aos visitantes", resume Sony Luczyszyn.

      Um cenário inspirado na Áfri­­ca. Esse será o conceito do lavabo da publicitária Cláudia Ticianeli Bat­­tistela. A publicitária conta que o ambiente – hoje desativado – vai ganhar papel de parede em duas padronagens (tigrado e zebrado), fotos de animais transformados em quadros, cuba de vidro e vela em formato de africana. "Eu e meu marido passamos nossa lua-de-mel na África do Sul e isso nos inspirou". Ela diz ainda que essa parte da casa é "100% importante." Quem sai do elevador social dá de cara com o lavabo que fica junto com o hall. Grávida de Sofia, que deve nascer no começo do ano que vem, Cláudia quer que o ambiente fique pronto até dezembro.Já a assessora de investimentos Anete Schmidt diz que a maior preocupação ao pensar no lavabo foi proporcionar aconchego. Por isso, preferiu usar também papel de parede – com motivos de arabescos – e iluminação indireta destacada pela curvatura do ambiente. Ela conta que as obras demoraram cerca de dois meses, principalmente pelo papel de parede, importado.Essa preocupação com um espaço, na grande maioria das vezes, pequeno da casa se justifica. Ambiente preparado principalmente para as visitas, os lavabos refletem quem são os seus mo­­radores. E não só isso, eles dão privacidade à família, ressalta a arquiteta Sony Luczyszyn, da Arqtríade. A arquiteta Carla Kiss completa que "não existe mais a figura do banheiro social. Cada quarto possui seu banheiro individual sendo utilizado apenas pelos moradores da casa."

      Mas há alguns cuidados na hora de decorá-lo. A arquiteta Fernanda Bertoli que, juntamente com as arquitetas Ana Célia Garcia e Bárbara Kubrusly, projetou o lavabo funcional da última Casa Cor Paraná. Ela diz que tudo vai depender para onde a porta do lavabo se abre. "Se abrir para o hall não interfere muito. Agora se abrir para a sala social, a cautela é um pouco maior por causa da visão que passará de quem o ver da sala", explica. "Existe a preocupação de o lavabo não dar uma visão ruim para a sala de estar, já que não existe o mesmo anteparo que o hall proporciona", alerta Carla Kiss.Liberdade Como o lavabo tem como característica não possuir chuveiro e nem umidade, nesse ambiente é permitido o uso de revestimentos mais porosos e sofisticados como o papel de parede, tecidos e limestone. A arquiteta Cláudia Guerios comenta como essa peça faz parte do living o ideal é usar materiais nobres, "que transportem ao luxo". Nesse sentido, garante, o papel de parede é um clássico. Carla Kiss inclui no rol de revestimentos, a pintura ou textura, "sendo que na parede atrás da cuba pode ser usado mosaico ou madeira. O importante é que a cor das paredes e os revestimentos deem um toque harmonioso ao conjunto", ressalta. Ela comenta que em um projeto usou um tampo de vidro apoiado em uma barra de metal, deixando a cuba sobreposta ao tampo e ao sifão aparente e o revestimento da parede foi todo em pedra.No piso, Cláudia Guerios diz que é possível usar até mesmo a madeira do piso da sala ou do hall, com rodapés mais altos. Carla Kiss diz que o revestimento mais usado é o porcelanato, também com a ideia de extensão da sala. "Se a opção for por uma diferenciação do piso da sala pode-se optar por um revestimento em pedra", afirma.

      Sony diz que outros revestimentos podem ser a madeira impermeabilizada e o mármore ou limestone (mais poroso). Fernanda usou placas cimentícias com um volume arredondado produzidas especialmente para serem usadas na mostra.

      Funcionalidade bela

      As cubas e bancadas também podem tirar partido dessa liberdade de ousar e aparecerem em materiais diferentes, como o corian (um material composto por mineral natural e acrílico). Cláudia Guerios lembra que na maior parte das vezes se usa a cuba de apoio, sobre tampo de pedra ou vidro.

      "No tampo onde fica a cuba é normal utilizar um material impermeável por causa do uso da água. É comum usar tampo em pedra, madeira ou até mesmo em vidro. Em madeira, o revestimento poderá ser em laca brilhante para dar um efeito mais bonito ao ambiente. A cuba sobreposta ao tampo e o sifão aparente estão em alta ultimamente", indica Carla Kiss.

      No lavabo de Anete, projetado pela designer de interiores Melissa Dallegrave Afonso, a bancada é em vidro 20 milímetros e sobre ela está apoiada uma pia em corian branco. Já as arquitetas Fernanda, Ana Célia e Bárbara usaram uma cuba de sobrepor com bordas mais grossas sobre um tampo em fórmica fria preta com desenho que segue a tendência de design italiano.As torneiras dos lavabos se­­­guem a tendência de ousadia. Cláudia Guerios sugere o uso de torneiras sofisticadas, de parede e mais alongadas. Porém, é preciso ter cuidado para a torneira não ficar muito alta e acabar espirrando água sobre toda a bancada, recomenda Sony Luczyszyn.

      0 COMENTÁRIO(S)
      Deixe sua opinião
      Use este espaço apenas para a comunicação de erros

      Máximo de 700 caracteres [0]