Em 2009, a Gazeta do Povo trouxe a primeira edição da revista Perfil Imobiliário de Curitiba, publicação que marcou a primeira parceria com a Associação dos Dirigentes do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi-PR) no delineamento do setor, na capital paranaense.
Naquele tempo, o discurso era de que o mercado imobiliário de Curitiba tinha acabado de despertar, favorecido pelos bons e crescentes níveis de renda da população, assim como pelo acesso maior ao crédito, com juros e prazos mais acessíveis. Esse conjunto de fatores econômicos continua sendo base importante para o setor, mas o que se viu de 2009 para cá foi um crescimento nunca antes registrado. O número de alvarás para novas construções triplicou em relação ao início da década enquanto a quantidade de novos prédios lançados por construtoras e incorporadoras aumentou seis vezes. Curitiba não é mais a capital que tenta retomar um mercado parado e com preços baixos. A cidade agora chega a um patamar de demanda praticamente atendida, com a previsão de crescimento estável e duradouro para os próximos dez anos.
Assim como em 2009, a revista partiu de uma pesquisa elaborada pela Brain Bureau de Inteligência Corporativa, consultoria especializada no setor de imóveis do economista Fábio Tadeu Araújo e do comunicador Marcos Kahtalian, com exclusividade para a Ademi-PR e a Gazeta do Povo. O estudo é resultado de um banco de dados que começou a ser montado ainda em 2008 e reúne entre as principais informações o número de imóveis lançados em 2011 e quantos deles ainda estavam à venda no mês de outubro.
Nesta edição foi possível também incluir o retrato de seis municípios vizinhos da região metropolitana e fazer um perfil apurado dos consumidores curitibanos, a partir de mais de mil entrevistados durante a Feira de Imóveis da Ademi-PR. Aproveite a leitura e que ela sirva de base para orientar o sonho da casa própria.
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