• Carregando...
Vídeo: | RPC TV
Vídeo:| Foto: RPC TV

Perfil

Nome: Sergius Ederlyi, 88 anos.

Formação: Engenharia Mecânica.

Principais campos de atuação: pintura, escultura e design.

Museu e ateliê de trabalho: Rua Marcelino Champagnat, sem número em Tijucas do Sul. Fone: (41) 3674-1197.

Como chegar: ir pela BR-376, que liga Curitiba a Tijucas do Sul, até a rótula de entrada para Agudos do Sul/Piên. Essa estrada leva até a Rua Marcelino Champagnat.

A história do austríaco radicado no Brasil, Sergius Erdelyi, é como a arte que ele é capaz de produzir: multifacetada. Aos 88 anos de idade, o engenheiro mecânico, empresário, administrador, designer, filantropo e defensor do meio ambiente é também um artista reconhecido mundialmente pelo seu traço marcante e atuação em várias vertentes.

De esculturas a pinturas. Desenhos feitos no computador a vitrais. Pequenos tapetes a grandes obras. Erdelyi já passeou por muitos caminhos da arte. "Sempre procurei inovar e fazer coisas diferentes", explica. O artista foi o criador da construção de vitrais de mosaico com vidro transparente, no início dos anos 50. "Estava viajando por Veneza (Itália) e fiquei admirado com os maravilhosos mosaicos de pedra que eles produziam. Foi quando comecei a testar vidro incolor na construção de mosaicos", conta.

Um pouco de sua invenção pode ser conferida nos vitrais de 150 metros quadrados, no terceiro andar da biblioteca central da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e também na Igreja Matriz de Tijucas do Sul, cidade a 50 quilômetros de Curitiba que Erdelyi tomou como lar. Lá, além da paisagem e das casas construídas em moldes húngaros, idealizadas pelo artista, encontram-se seus quatro ateliês, o Museu Sergius Erdelyi e uma infinidade de obras que já rodaram diversas cidades do Brasil e do exterior – como Viena, Nova Iorque e Roma.

Entre os destaques do museu, estão construções como o Tempus Fugit – um relógio com cerca de quatro metros de altura que utiliza a luz solar como marcador de tempo – e um tabuleiro de xadrez com peças de mais de um metro de altura. A área apresenta também diversas pinturas, esculturas, objetos (como almofadas e tapetes) com design assinado por Ederlyi.

Sua mais recente obra são as composições espectro-holográficas, que utilizam CDs para promover um espetáculo de luzes – marca presente em grande parte de suas obras –, as quais ganham novas tonalidades a cada hora do dia. O complexo, que fica na sede do Instituto Pró-Ação da PUCPR, está aberto à visitação de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas. Visitas aos sábados e domingos dependem de pré-agendamento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]