No ano que vem, quando completa quinze anos, a Casa Cor Paraná vai desafiar arquitetos, designers e decoradores a pesquisar e encontrar o verdadeiro jeito de viver em Curitiba. Marcada para 12 de junho a 20 de julho de 2008, a próxima edição do evento será realizada em um dos prédios mais antigos da cidade, o centenário Clube Concórdia.
Segundo a franqueada da Casa Cor no Paraná, Marina Nessi, a idéia surgiu da própria diretoria do clube, que quer dar uma "repaginada" no local e reposicioná-lo no mercado de locação para eventos, sua principal vocação atual. "Por outro lado, a Casa Cor procurava um espaço emblemático para comemorar os seus 15 anos e nada mais adequado do que este prédio, símbolo da vida social de Curitiba", diz Marina. O tema Estilo Curitiba, segundo ela, será um desafio para os profissionais da arquitetura e da decoração que terão de encontrar e mostrar o jeito de viver na capital.
Fundado em 1869 com o o nome de Deutscher Sängerbund (Associação Alemã de Cantores), o Clube Concórdia nasceu com a função de preservar a cultura dos imigrantes. A construção da sede atual, na Rua Carlos Cavalcanti, no bairro São Francisco, começou em 1886 e só terminou em 1891.
Atualmente, o clube possui cerca de mil associados e se sustenta, principalmente, com o dinheiro resultante de eventos sociais. Sua estrutura é composta por três construções: uma casa anexa (que fica de frente para a Rua Duque de Caxias e está vazia), o prédio nos fundos onde está a secretaria do clube e a edificação principal (que abriga quatro salões, restaurante e bar e um conjunto de quartos no terceiro andar, que está totalmente desativado). Eles serviam antigamente de hospedaria para os imigrantes alemães recém-chegados ao Paraná.
Os ambientes da próxima edição da Casa Cor já estão definidos. O salão de bailes, no térreo do prédio principal, trará ao longo da mostra temáticas de festa e também uma exposição sobre a história do evento. O prédio dos fundos será ocupado por lofts e áreas funcionais de gastronomia e bares. Já a casa anexa será uma casa de praia. A maior novidade vai ficar no terceiro andar, que abrigará um Apartamento de Hóspedes, em homenagem à antiga função de hospedaria.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Deixe sua opinião