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Disponível  nas cores branca e preta, a cuba de silicone da Astra é flexível. Preço médio R$ 800 | Divulgação
Disponível nas cores branca e preta, a cuba de silicone da Astra é flexível. Preço médio R$ 800| Foto: Divulgação
  • Piscina da GM Fibras, com maquinário, gera economia de 15% na instalação

O bom desempenho do varejo de materiais de construção levou os expositores da 12º Fei­­ra de Fornecedores da Cons­­trução Civil (Expocon), que terminou ontem em Curitiba, a levar pa­­ra os estandes soluções práticas, ligadas ao dia a dia dos consumidores. "O foco desse tipo de feira são os construtores, engenheiros e ou­­tros profissionais da área, mas se nota o interesse de quem está no processo de construção, daí a im­­portância de trazer soluções práticas", diz Manoel Flores, do grupo Astra. A preocupação dos expositores em apresentar produtos voltados para o consumidor é justificada com base em dados da Asso­ciação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Ana­maco) mostrando que 77% de tudo o que é vendido no setor é utilizado na construção autogerida, aque­­la em que o consumidor ge­­rencia a sua própria obra, contratando um pedreiro e comprando os materiais por conta.

A Astra apresentou produtos voltados para todos os padrões. "Investimos em tecnologia, como na banheira que vem com tevê e DVD acoplada, mas pensamos também no segmento econômico, oferecendo gabinetes para banheiro feitos em plástico", diz Flores.

Entre os destaques estavam o piso radiante, com tecnologia de aquecimento elétrico que proporciona temperatura de até 25ºC para os pisos. Outra opção é uma cuba para banheiro de silicone. "A principal vantagem é a facilidade de instalação e a total segurança para o usuário, já que a pia não que­­bra", diz.

Outros estandes que atraiam o consumidor eram os voltados para objetos que são tradicionais so­­nhos de consumo, como piscinas e banheiras. A Mondo Bag­­no, em­­presa curitibana especializada na importação e distribuição de cabines de banho e banheiras, estreou na feira com a expectativa de fazer contatos e fechar negócios. O diretor Gil Cid Ferreira explica que dificilmente são procurados por construtores. "Nosso objetivo é chegar perto do cliente final que vem conhecer as no­­vidades", conta. As cabines de ba­­nho, importadas há cerca de 5 meses e compostas por hidromassagem, chuveiro e sauna e com som am­­biente, custam cerca de R$ 20 mil.

A indústria de piscinas GM Fibras, de São José dos Pinhais, lançou durante a feira a Blue Garden, uma piscina de 25 mil litros que promete reduzir em até 15% o custo de instalação e manutenção. "O modelo dispensa a casa de máquinas, porque na própria piscina há o maquinário agregado, reduzindo a quantidade de tubulação", comenta. O preço da piscina fica em torno de R$ 12 mil.

A organização da Expocon esperava a visita de 24 mil pessoas, muitas delas vindas em caravanas do in­­­­­­terior do estado e de Santa Catari­na.

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