O bom desempenho do varejo de materiais de construção levou os expositores da 12º Feira de Fornecedores da Construção Civil (Expocon), que terminou ontem em Curitiba, a levar para os estandes soluções práticas, ligadas ao dia a dia dos consumidores. "O foco desse tipo de feira são os construtores, engenheiros e outros profissionais da área, mas se nota o interesse de quem está no processo de construção, daí a importância de trazer soluções práticas", diz Manoel Flores, do grupo Astra. A preocupação dos expositores em apresentar produtos voltados para o consumidor é justificada com base em dados da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco) mostrando que 77% de tudo o que é vendido no setor é utilizado na construção autogerida, aquela em que o consumidor gerencia a sua própria obra, contratando um pedreiro e comprando os materiais por conta.
A Astra apresentou produtos voltados para todos os padrões. "Investimos em tecnologia, como na banheira que vem com tevê e DVD acoplada, mas pensamos também no segmento econômico, oferecendo gabinetes para banheiro feitos em plástico", diz Flores.
Entre os destaques estavam o piso radiante, com tecnologia de aquecimento elétrico que proporciona temperatura de até 25ºC para os pisos. Outra opção é uma cuba para banheiro de silicone. "A principal vantagem é a facilidade de instalação e a total segurança para o usuário, já que a pia não quebra", diz.
Outros estandes que atraiam o consumidor eram os voltados para objetos que são tradicionais sonhos de consumo, como piscinas e banheiras. A Mondo Bagno, empresa curitibana especializada na importação e distribuição de cabines de banho e banheiras, estreou na feira com a expectativa de fazer contatos e fechar negócios. O diretor Gil Cid Ferreira explica que dificilmente são procurados por construtores. "Nosso objetivo é chegar perto do cliente final que vem conhecer as novidades", conta. As cabines de banho, importadas há cerca de 5 meses e compostas por hidromassagem, chuveiro e sauna e com som ambiente, custam cerca de R$ 20 mil.
A indústria de piscinas GM Fibras, de São José dos Pinhais, lançou durante a feira a Blue Garden, uma piscina de 25 mil litros que promete reduzir em até 15% o custo de instalação e manutenção. "O modelo dispensa a casa de máquinas, porque na própria piscina há o maquinário agregado, reduzindo a quantidade de tubulação", comenta. O preço da piscina fica em torno de R$ 12 mil.
A organização da Expocon esperava a visita de 24 mil pessoas, muitas delas vindas em caravanas do interior do estado e de Santa Catarina.