Os sistemas construtivos à base de placas cimentícias apresentam duas vantagens sobre as técnicas tradicionais. Além de reduzir o desperdício de materiais, diminuem o tempo gasto no canteiro de obra. Agora, a economia de tempo pode ficar ainda mais expressiva com o lançamento de uma novidade: a fachada pronta.

CARREGANDO :)

O presidente da Bricka Sistemas Construtivos, Eliel Lopes, explica que a fachada pronta, assim como todos os produtos à base de placas e blocos cimentícios, exigem maior cuidado na fase de projeto. "O arquiteto pode desenvolver qualquer modelo de fachada, reta ou curva. Não há limitações", diz. Depois de pronta, porém, não é possível alterar o desenho, já que ela vem em uma peça única.

Entre as vantagens do sistema, Lopes aponta a redução do peso da estrutura e o maior conforto acústico, além das já citadas anteriormente. O peso menor vem da constituição da peça: as duas placas cimentícias – reforçadas com fibra de vibro – são "recheadas" com um miolo de isolante térmico e acústico que pode ser lã de vidro, poliuretano e até mesmo EPS (o popular isopor).

Publicidade

Externamente, a fachada por ter qualquer acabamento. Basta estar especificado no projeto. Já a face interna está pronta para receber o revestimento, seja pintura, azulejos ou cerâmica. A parede também vem com as tubulações prontas para rede elétrica, hidráulica e telefonia. O custo, de R$ 130 por metro quadrado, é cerca de 10% superior ao da alvenaria. "A diferença é compensada pelo menor gasto com pessoal e o fim do desperdício", analisa Lopes.