A Secretaria de Urbanismo é responsável por fiscalizar a construção e situação das calçadas de Curitiba. Para isso, além das equipes próprias, o órgão conta com a colaboração dos cidadãos que podem denunciar casos de calçadas fora do padrão do bairro ou com problemas de acessibilidade.
O secretário Reginaldo Cordeiro lembra que as denúncias podem ser realizadas pelo telefone 156, da ouvidoria da prefeitura, e nos balcões da secretaria, nas Ruas da Cidadania. Uma equipe irá verificar o local e o proprietário do terreno pode receber uma notificação para adequar ou construir a calçada em até 30 dias. Caso não realize a obra, o dono do imóvel pode ser multado em R$ 687,28 – o valor da multa dobra em caso de reincidência.
Conserto
Os reparos ou reconstruções de calçadas danificadas por concessionárias dos serviços públicos, como Copel e Sanepar, são de responsabilidade das companhias e devem ser realizados em até dez dias a contar do término do trabalho. De acordo com a legislação, caso a concessionária não execute o reparo, a administração municipal irá fazê-lo e cobrará o custo, acrescido de 20%, da companhia.
Congresso reage e articula para esvaziar PEC de Lula para segurança pública
Lula tenta conter implosão do governo em meio ao embate sobre corte de gastos
A novela do corte de gastos e a crise no governo Lula; ouça o podcast
Crítico de Moraes e Lula e ex-desafeto de Trump: quem é Marco Rubio, o novo secretário de Estado dos EUA
Deixe sua opinião