• Carregando...
Ficha da prisão de Sônia Hadad Hernandes, divulgada pela polícia de Palm Beach, nos EUA | Divulgação/Polícia de Plam Beach
Ficha da prisão de Sônia Hadad Hernandes, divulgada pela polícia de Palm Beach, nos EUA| Foto: Divulgação/Polícia de Plam Beach

Quando se pensa em igreja católica, a primeira imagem que vem à cabeça é a das tradicionais catedrais, moldadas e preservadas de acordo com os traços da arquitetura romana. Em Curitiba, no entanto, a Igreja dos Passarinhos, no Bigorrilho, tem mudado um pouco este conceito.

A combinação inusitada, espiritualidade e inovação, conquistou os fiéis. Popularmente conhecida pela presença de pássaros de várias espécies habitando o interior do templo –, o local passa por uma reforma, iniciada há pouco mais de um ano, e embora ainda em fase de execução já confere um novo visual ao espaço.

As responsáveis pelo trabalho foram as arquitetas Estér Kloss e Helaine Góes, da Esphera Arquitetura. Estér explica que a intenção era inovar, porém sem descaracterizar por completo o ambiente. De acordo com ela, a iluminação foi a sua principal preocupação. "A igreja era muito escura e pesada. Procuramos dar destaque à entrada da luz natural e complementá-la com outras artificiais", explica. Para isso, junto com um novo sistema de iluminação, mais abrangente, a arquiteta montou um enorme vitral de sete metros de altura logo atrás do altar, permitindo que a luz solar inunde o espaço. O piso interno e parte do forro também foram trocados, dando lugar a elementos visualmente mais leves e cores mais claras.

O grande destaque, porém, fica por conta das laterais e do altar. Por meio de quadros e imagens, a arquiteta reproduziu em ambos os lados da paróquia o caminho da via-crúcis. A seqüência culmina no altar, composto por um painel em madeira com uma leve curvatura, que parece abraçar os fiéis. No alto, uma cruz em vidro, de dois metros, está pendurada por cabos de aço, dando novamente um tom moderno.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]