Perto de completar 43 anos, a Galeria Suissa exibe visual de recém-inaugurada. Graças a à revitalização finalizada recentemente, o condomínio de lojas localizado entre as ruas Marechal Deodoro e José Loureiro, no centro de Curitiba, ganhou fôlego novo e dá início a uma nova fase. Coincidência ou não, isto acontece quando ganha força o movimento para devolver à região central sua posição de destaque na vida da capital paranaense.
Segundo a administradora da galeria, Regina Bolliger, a reforma surgiu da necessidade de modernizar as fachadas. "Deveria haver uma conscientização de todos os donos de imóveis do Centro, para que conservem seus estabelecimentos e os tornem atraentes", afirma. O arquiteto responsável pela mudança, José Vicente Lopes, da Dória Lopes Fiúzia, afirma que a reforma veio em boa hora. "Fazia mais de 20 anos que a galeria não era modificada", analisa.
Ele explica que, apesar da modernização, a história da galeria foi preservada, principalmente nos acabamentos utilizados. "As cores vermelha e branca foram mantidas como característica da bandeira da Suíça", diz. Outro item que mereceu atenção especial foi a iluminação. A começar por uma grande abertura na face norte, voltada para a rua Marechal Deodoro, permite a entrada de luz natural no ambiente o que, segundo o arquiteto, faz da galeria uma continuidade do espaço público.
Para o mercado, o investimento valorizou o imóvel. Segundo o diretor da imobiliária Razão, Luiz Fernando Gottschild, a disputa por espaços comerciais ali é grande. "Quem tem interesse em locar alguma loja terá que esperar", diz. O executivo afirma que a segurança proporcionada pela galeria e a música que anima seus corredores são aspectos importantes para atrair clientes. "Outra vantagem é o custo do aluguel e do condomínio, muito mais barato que qualquer shopping." Para Gottschild, o preço acessível permite aos lojistas vender mais barato e, conseqüentemente, conquistar o grande público que costuma comprar no centro.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Deixe sua opinião