| Foto: Aniele Nascimento /Gazeta do Povo

Um endereço que presenciou– e ainda presencia – a história de Curitiba. Assim pode ser definida a Galeria Tijucas. Localizado no coração da capital, na Avenida Luiz Xavier, há 57 anos, este espaço testemunhou protestos, apresentações culturais e as transformações pelas quais passaram o Centro e os próprios curitibanos, estando sempre de portas abertas para recebê-los.

CARREGANDO :)

Este, possivelmente, é um dos segredos de sua longevidade. De acordo com o contador e síndico do bloco comercial, Oscar Ferreira, que há 30 anos acompanha o dia a dia da galeria, cerca de 10 mil pessoas circulam diariamente pelo corredor da Tijucas – a contagem, por sua vez, nunca foi precisa. “A Tijucas é um marco histórico, ela foi uma das primeiras galerias de Curitiba. Se você perguntar, todos sabem onde ela fica”, afirma.

O síndico do bloco comercial, Oscar Ferreira, acompanha o dia a dia da galeria há 30 anos . 
Publicidade

Meia década

A conclusão da Galeria Tijucas data de 1958, decorrente de um projeto incorporado pelo empresário e ex-prefeito de Curitiba Ney Leprevost e comercializado pela Construtora Nacional, de acordo com Ferreira.

Neste período, o conceito de trazer a rua para “dentro” das construções era uma novidade e um símbolo de modernização da cidade, como lembra o arquiteto Irã Taborda Dudeque, vice-presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná e professor da UTFPR.

Segundo ele, as características arquitetônicas da construção remetem ao modernismo, mas sem maiores destaques. “O detalhe que mais chama a atenção é o pé-direito alto, que permite uma maior amplitude e uma escala monumental à galeria, o que proporciona maior conforto, pois não há a sensação de fechamento”, acrescenta.

Desde a sua construção, a Tijucas precisou de algumas reformas, como a do final da década de 1990, que substituiu o antigo calçamento pelo atual piso de ardósia, assim como os portais. Segundo Ferreira, eles impediam que os motoristas passassem com seus veículos por dentro da galeria, prática que era comum nas décadas passadas. Outras obras de revitalização estão nos planos do síndico, mas elas não devem alterar o visual da galeria, ao qual os curitibanos já estão acostumados.

Publicidade

Mix comercial

Como toda galeria comercial, a Tijucas tem por característica oferecer uma diversidade de produtos e serviços que atendem às necessidades de quem circula pelo Centro.

Em seus cerca de 70 metros lineares de corredor, ela concentra em torno de 1,3 mil m² de área comercial. Os espaços vão de cafés ao comércio de eletrônicos e cosméticos em uma mistura de lojas modernas e tradicionais.

Segundo Ferreira, o custo médio do aluguel de um espaço de cerca de 60 m² na Tijucas gira em torno de R$ 5 mil mensais, mas o valor chega a R$ 20 mil em algumas lojas.

SERVIÇO

Galeria Tijucas

Endereço: Av. Luiz Xavier, 68 / Rua Cândido Lopes, 289, Centro.

Horário de funcionamento: das 8h às 20h (aproximadamente), de 2ª a 6ª-feira. Das 8h às 14h, no sábado. Não abre aos domingos.

Telefone: (41) 3224-5769

Publicidade