Para quem pretende contratar um marceneiro é necessário estar atento a alguns detalhes que podem, além de baratear o custo, ajudar a tirar o máximo de proveito do serviço:

CARREGANDO :)

• Conhecer o trabalho. Segundo José Mário Borghetti, 47 anos de idade e marceneiro há 25, uma boa dica é conhecer previamente o trabalho do profissional. "O cliente pode fazer uma visita à marcenaria e ver, por exemplo, os móveis que já foram feitos e como é o acabamento", aconselha. Ainda de acordo com Borghetti, grande parte das empresas trabalham com projetos, desenhados a partir das escolhas do consumidor. "Como quem contrata o serviço participa do desenvolvimento desse projeto, a probabilidade de sair tudo como ele quer é de quase 100%", garante.• Escolha do material. Para o arquiteto e marceneiro Maurício Maestri, outro ponto importante é a escolha do material. "Deve-se procurar o que é apropriado para cada parte da casa. Áreas úmidas, por exemplo, exigem chapas que resistem à umidade." Ele explica que a escolha do material deve ser feita em conjunto com o profissional, que tem o conhecimento prático do assunto.

• Pesquisar formas de pagamento. A hora de pagar o serviço também exige uma boa dose de atenção do contratante. Quem afirma é o marceneiro Fábio Verneck, de apenas 23 anos de idade, mas já há sete na profissão. Segundo ele, existem duas formas de cobrança: por projeto ou por metro quadrado (em que se multiplica a área do móvel pelo preço estipulado para cada metro quadrado). "Às vezes a diferença de preço pode ser o dobro de uma marcenaria para outra", diz. O segredo para economizar não poderia ser outro, segundo Verneck. "Tem de pesquisar o que é melhor", afirma o profissional.

Publicidade