A loja de decoração Inove Store de Curitiba apresenta na próxima segunda-feira sua coleção 2009 com foco em peças clássicas e novas feitas por designers franceses. A ideia foi inspirada na trajetória da Ligne Roset, fábrica francesa com a qual a Inove já trabalha há dois anos. "Uma das peças mais marcantes da Roset é o sofá Togo, do designer Michel Ducaroy, que foi relançado no ano passado no Salão Internacional do Móvel de Milão com uma versão com braços. O design desse sofá dos anos 1970 continua atual e com uma riqueza de detalhes típica dos móveis criados pelos profissionais franceses", explica a diretora da loja, Eviete Dácol.
Para ela, o que difere o design francês de outros, como o italiano, é a preocupação com os detalhes, desde a forma até o tecido e sua costura. "O design italiano é mais minimalista. Já o francês ganha um charme todo especial. Isso pode ser observado na cadeira Louis Ghost, de Philippe Starck, o designer que talvez seja a maior referência do país hoje. Mesmo trabalhando com um material moderno como o policarbonato transparente e dando uma linguagem igualmente nova à cadeira, ele conseguiu manter alguns dos traços e da delicadeza das peças da monarquia francesa."
A mostra "O design francês na decoração" conta com peças de Didier Gomez, Charlotte Perriand, Christopher Pillet, Eric Jourdan, Marc Sadler, Michel Ducaroy, Pascal Mourgue, Pierre Paulin e Philippe Stark. Junto às peças haverá um espelho com a história do móvel e do seu autor. A ambientação da Inove para a mostra ficou a cargo das arquitetas Fernanda Moura Borio e Mariana Stockler. As profissionais partem da ideia de mesclar móveis clássicos e modernos, entre os quais estarão também novidades de designers brasileiros.
Eviete Dácol aponta os tons de berinjela, uva e vinho como tendência para este ano. Nas formas, o destaque são para linhas orgânicas em móveis de vidro e as camas da Ligne Roset, que fogem do comum. Os linhos, tecidos com textura e veludos, também se destacam na estação.
Serviço:
Mostra "O design francês na decoração". De 6 a 30 de abril, na Inove Jardim Social (Av. Nossa Senhora da Luz, 1.715). Informações: (41) 3023-9393.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião