A 3.ª edição da Mostra Mueller Ecodesign, com 11 ambientes assinados por arquitetos, designers, decoradores e paisagistas, estará aberta ao público até o dia 15 no Piso Cinemas do Shopping Mueller, em Curitiba. Entre os espaços estão salas, quarto, escritório, varanda, banheiro, brinquedoteca e uma garagem, criados com base em móveis e objetos sustentáveis e inspirados nas "Belezas naturais do Parque Iguaçu", tema deste ano. "Orientamos que os responsáveis pesquisassem os ecossistemas do parque, para traduzi-los em bom gosto e elegância, incentivando a preservação. Queremos mostrar áreas bem resolvidas com materiais ecologicamente corretos", explica a coordenadora de marketing do shopping e idealizadora do projeto, Adriana Cardoso.A Sala Som e Imagem, do arquiteto André Largura e da designer Giovana Kimak, é um dos exemplares da mostra. O som é indicado de forma conceitual, por um megafone antigo no aparador, enquanto a imagem aparece no chão e nos móveis: o piso é feito com placas de poliestireno cristal, reciclável, em que foram plotadas com tinta sem agentes químicos imagens de água e galhos, do fotógrafo Daniel Katz, representando a natureza do parque. Essa textura ganha continuidade no aparador e nos pufes. O estofado de um deles (composto por um tambor de uma máquina velha de lavar) foi feito de fibra de garrafa pet e seda. "Quisemos incentivar o reaproveitamento de móveis. Mostrar que, com uma nova roupagem, podem ter uma nova linguagem", diz Largura.
Uma cadeira dos Irmãos Campana, feita com papelão, integra o espaço de leitura da sala, rodeada por livros e flores também tecidas com fibra de pet e seda. A iluminação é composta por sete lâmpadas led, conectadas com restos de fios elétricos, inseridas em uma caixa de acrílico reaproveitado. Largura explica que o objetivo do projeto foi incentivar momentos de lazer e a reflexão sobre a natureza e a sustentabilidade, além de mostrar as possibilidades do ecodesign. "Optamos por um visual mais moderno, provando que materiais ecológicos não precisam, necessariamente, ser rústicos."
Flora e fauna
Os coordenadores técnicos do evento, Marcelo Calixto e Rose Guazzi, também assinam um ambiente: a Garagem Ecológica, com o piso revestido por pastilhas de plástico reciclado, feito de fraldas e absorventes descartáveis não utilizados, que sobram nas fábricas durante a produção. Para representar o Parque Nacional do Iguaçu e limitar a área, a dupla fez uma parede verde com plantas nativas da reserva, contidas em vasos de fibra de casca de coco e iluminadas com lâmpadas led. O mobiliário é de fibra sintética, de reaproveitamento de plástico. "A flora foi a inspiração para o projeto. É interessante transmitir a importância da preservação e mostrar como é possível manter o parque", diz Calixto.
Animais do parque também são representados na mostra, em alguns espaços, como a Copa, das arquitetas Daniela Barranco Omairi e Deisy Cruz: o piso de chapas de ferro foi revestido com carpete de feltro resinado, feito com garrafas pet e recortado à laser, formando o desenho de um ladrilho hidráulico gigante. Sobre o piso está o mobiliário de madeira de reflorestamento: um aparador, cadeiras com tela de palha sintética e uma mesa, onde estão dispostos pratos com estampa de onça pintada, representando os animais da reserva.
Também participam da mostra Gisele Busmayer, Cristiane Maciel e Sony Luczyszin, com o Estúdio do Artista; Rosi e Belisa Guelmann, com Varanda; Claudia Guerios, com Banheiro do Casal; Mariana Manzoni e Rafael Gimenez Gonçalves, com Brinquedoteca; Gabriela Accorsi, Carlos Lupatini, Ana Claudia Ramos, Bianca Lombardi e Michel Lima, com Escritório do Executivo; Estér Kloss e Helaine Góes Pinterich, com Sala de Estar; Mariana Cabral Nietsche e Izabella Galera, com Quarto da Moça; e acadêmicos do curso de pós-graduação em Ecodesign da Universidade Positivo, com Atelier do Universitário.
Serviço:
A mostra é gratuita e fica aberta de segunda-feira a sábado, das 10 às 22 horas, e aos domingos, das 14 às 20 horas, no Shopping Mueller.
Após denúncia ao STF, aliados de Bolsonaro ampliam mobilização por anistia no Congresso
Bolsonaro tinha esperança de fraude nas urnas, diz Cid na delação; veja vídeo na íntegra
Bolsonaro aposta em Trump para uma “virada de jogo” no Brasil; acompanhe o Sem Rodeios
Motor dá sinal de fervura, mas o presidente quer acelerar